segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Pergunta Que Todo Empreendedor Deve Se Fazer


Na última quinta-feira eu estive em Londres participando do Business Startup 2009, uma feira sobre empreendedorismo. A agenda era bastante cheia, muita gente interessante para conversar. Mas desde o momento em que me registrei eu sabia que havia um evento em particular em que eu precisava estar presente: a palestra de Doug Richard. Eu sabia que tiraria alguma lição da palestra dele, por mais curta que fôsse.

Doug Richard não é muito conhecido no Brasil, mas no Reino Unido ele é o cara. Ele ficou famoso por essas bandas por participar de um programa de TV campeão de audiência na BBC chamado "Dragons' Den" (ou "Cova dos Dragões"). No programa, empreendedores inscritos e selecionados previamente têm alguns minutos para apresentar seus empreendimentos a um painel de investidores. Os investidores então questionam o empreendedor nos mais variados aspectos do negócio e decidem eventualmente se estão interessados em investir ou não. O programa é famoso porque é muito bom. Os empreededores selecionados em geral apresentam idéias muito interessantes, mas os investidores dão um show à parte. São todos grandes empreendedores, com larga experiência no mundo dos negócios, e com uma habilidade única de identificar pontos positivos e negativos nos empreendedimentos com base em não mais do que alguns minutos. Pois bem, Doug Richard participou das duas primeiras séries do programa, e marcou o seu nome no painel de investidores por seu perfil de negociação agressivo e por sua capacidade de identificar falhas cruciais em idéias aparentemente geniais.

Ninguém sabia qual o tema da palestra de Doug, e ele rapidamente esclareceu que estava ali para divulgar sua iniciativa de educação de empreendedores chamada "School for Startups". Ele mencionou que o mercado estava pedindo uma alternativa mais consistente para formação de empreendedores, fugindo da abordagem orientada a planos-de-negócios que se encontrava em todos os lugares (lhe soa familiar?). Ele então apresentou a sua idéia de formação, baseada em 20 perguntas que todo empreendedor deve fazer sobre o seu negócio antes de seguir em frente. Ele disse que falaria apenas sobre a 1a pergunta durante a palestra, porque segundo ele seria a pergunta mais importante e a que mais os empreendedores falham em responder ao iniciar um negócio.

A primeira pergunta que todo empreendedor deve se fazer segundo Doug Richard seria:

"Eu estou construindo algo que as pessoas precisam / querem?"

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas ela separa claramente a noção de uma boa idéia (que muito frequentemente confunde a cabeça do empreendedor) com uma idéia que efetivamente tem mercado. Ele ilustrou a importância da pergunta com um caso que aconteceu no próprio "Dragons' Den". Um empreendedor surgiu em frente ao painel com um produto realmente inovador: um cobertor que não adquire odor. Ele explicou a ciência e a química por trás do produto e apresentou um negócio que tentaria comercializar o tal cobertor para donos de animais, principalmente cachorros. Qual dono de cachorro afinal não tem o tal "paninho" do fiel companheiro que está sempre cheirando mal? Porém, Doug entendeu que o que cheirava mal era outra coisa naquela história e começou então a questionar o empreendedor:

- Quais os seus competidores? - questionou Doug Richard.
- Não existem. Ninguém domina essa tecnologia, é totalmente inovadora. Estou em um mercado ainda intocado - respondeu o empreendedor confiante.
- Pois eu lhe digo que tenho um competidor seu lá em casa. Sou dono de um Labrador que toda semana fica fedendo, aquele maldito. Minha mulher fica louca. E sabe o que faço? Coloco o cobertor dele na máquina de lavar, jogo ele e meus dois filhos para dentro do banheiro dos fundos, e no final do processo eu tenho um cobertor cheiroso, um cachorro cheiroso e duas crianças imundas. Dura mais ou menos uma semana. E funciona para mim. Qual o problema você vê nisso?
- Você está fazendo piada do meu produto. Meu cobertor simplesmente não adquire cheiro portanto você não precisa lavar ele nunca - respondeu o empreendedor meio indignado.
- Mas meu cachorro continua fedorento e isso você não pode mudar. Não acredito que as pessoas queiram ou precisem do seu produto.
- Bom, eu tenho um bocado de gente que ficou boquiaberta com o meu produto.
- Quem? - indagou Doug incisivamente.
- Meus amigos e meus familiares que acompanharam o desenvolvimento do cobertor.
- Claro, eles nunca lhe diriam que não é uma idéia boa. Você conhece a chamada síndrome do bebê feio? Se você vê um bebê feio nunca dirá que é feio. Essas pessoas não tiveram coragem de lhe dizer que seu produto não tem utilidade nenhuma. Eu não tenho nenhuma relação com você e por isso posso lhe dar o feedback mais isento: ninguém precisa do seu produto e portanto eu não estou interessado em investir.

Realmente Doug Richard havia acertado o alvo em cheio. Às vezes o empreendedor fica cego com uma grande idéia que cai no seu colo. Principalmente porque se é uma boa idéia todos ao seu redor vão lhe dar um feedback parecido. Mas é importante separar uma grande idéia de uma idéia que tem mercado, e por isso é tão importante o empreendedor estar em contato com o seu público-alvo. Muitas vezes aquela grande idéia simplesmente não é o que o mercado está pedindo.

Infelizmente Doug não compartilhou as outras 19 perguntas que todo empreendedor deve se fazer. Elas fazem parte do curso dele que obviamente é pago, e bem pago. Mas voltei para casa satisfeito. Se eu como empreendedor passar da primeira pergunta de Doug Richard, já terei andado um longo caminho.

Reggie, the Engineer.
--