quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Quer uma idéia para uma Startup 2


Ok, o Reggie é o cara do empreendedorismo, não pretendo roubar esse título dele. Mas isso não me impede de também dar pitaco no assunto. Principalmente, porque o empreendedorismo se tornou fundamental para os profissionais nos dias de hoje. Mesmo que você não tenha planos de ter uma empresa, de se tornar um empreendedor propriamente dito, são justamente as características de empreendedores de sucesso que fazem a diferença na carreira de qualquer indivíduo (ex: Sam e o Condado). Pois bem, no texto Quer uma idéia para uma Startup? o Reggie ressalta as oportunidades de mercado para empresas que trabalham com tecnologias limpas e meio ambiente, porém, tenho uma resposta diferente para essa pergunta:

Quer uma idéia para uma Startup: Software.

Tudo bem, software sempre foi um mercado promissor, é justamente daí que ouvimos a maioria de histórias de jovens milionários, a lista da Forbes ilustra bem isso. Mas meu ponto é que nunca antes o ambiente esteve tão propício para que empresas entrantes tenham sucesso nesse negócio. Diferente do passado, o mercado atual apresenta características que tornam extremamente atrativo o investimento em software, dentre as quais:

- Redução do Custo de Infraestrutura: Até bem pouco tempo atrás a infraestrutura para criação de software incluía a aquisição ou, no melhor dos casos, locação de servidores para desenvolvimento e hospedagem das aplicações. Coisa do passado, hoje se pode hospedar aplicações nos servidores do Google ou da Amazon a um custo muito baixo, de fato grande parte do twitter roda nos servidores da Amazon. O mesmo vale para ferramentas de programação,  antes caras, tornaram-se comodities, free ou quase-free (Vide o BizSpark da Microsoft).

- Canais de Distribuição: Tudo bem que a Apple pode ser considerada sua sócia pelas taxas que cobra para publicação de um aplicativo na iTunes Store, mas o fato é que hoje pelo menos existem canais diretos de distribuição de software. Pense nas várias lojas de aplicativos que existem, todas as grandes plataformas de dispositivos móveis possuem uma: Android, Blackberry, Apple e Nokia. Some-se a isso as redes sociais, como o Facebook, que atuam como verdadeiros  hubs de distribuição de aplicativos. O mundo tornou-se realmente plano para empresas desse mercado.

- Mercado Consumidor em Intensa Expansão: Esse é um pouco consequência dos itens anteriores. Se antes o software podia ser utilizado apenas em "computadores", ou seja, era preciso hora e local para se usar um software, hoje ele está em todo lugar, do celular a geladeira. E cada dia vemos mais dispositivos e consumidores ávidos por novos aplicativos.

Concordo que nem tudo são rosas, aqui no Brasil temos boas universidades que formam grandes técnicos, mas acredito que elas não estão muito preocupadas em formar empreendedores. Falta também capital de risco para investimento em statups. Mesmo assim o momento é propício como nunca foi.

E aí? Vai criar coragem agora? Me avise se estiver procurando um sócio.

[]s
Jack DelaVega