quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Tribo dos... Vampiros


Não tem como negar, eles estão por todo o lado. Os pôsteres e outdoors de Edward do Crepúsculo ou do Vampiro Bill de True Blood são a afirmação de que os sugadores de sangue voltaram com tudo. Nada de corpos bronzeados, pele pálida é a nova moda do verão de 2010. E esse fato tem impacto direto no mundo do trabalho. De acordo com o Gartner Group em 2014 a população de vampiros responderá por 3,5% do PIP produzido no mundo, não é pouco para quem só trabalha a noite. 

Pois bem, meu texto de hoje é direcionado a você, jovem vampiro em início de carreira, ainda indeciso sobre o que fazer da vida e que está buscando o seu lugar ao sol, ou melhor à sombra. Se para os lobisomens o mercado não é lá essas coisas, uma vez que as poucas profissões oferecidas são como guia de cegos e farejador da polícia, para os vampiros o quadro é muito mais atraente. No passado, as opções de carreira para um bom vampiro restringiam-se a advogado, político ou fiscal da receita federal, mas hoje em dia as coisas mudaram. Internet e trabalho remoto facilitaram as coisas, abrindo um leque de possibilidades tais como as abaixo descritas:

- Analista de Suporte Off-Shore: Cada vez mais o Brasil se consolida como destino de empresas multinacionais para desenvolvimento e suporte de sistemas. O problema é que muitas dessas operações trabalham com países que tem fusos horários distantes do nosso como China, Japão e Austrália. É um verdadeiro desafio encontrar gente capacitada disposta a virar noite, mas isso não é problema para os mortos-vivos. E, convenhamos, o pessoal de TI já tem a pele tão branca por natureza que vai ser difícil diferenciar uns dos outros.

- Vendedor: Talvez um dos poderes mais interessantes dos vampiros seja a hipnose. Normalmente, vampiros conseguem hipnotizar a maioria das pessoas, com exceção daquelas que mais querem, como as mocinhas ou os namorados das mesmas. Agora imagine essa qualidade utilizada para vender. Precisa de alguém para desencalhar aquele DVD do Sidney Magal ao Vivo? Isso não é problema, esses sujeitos são capazes de vender vestidinhos "Modelito Geisy" até para a sua avó.

- Operador de Call-CenterEsse é certamente um dos profissionais mais odiados do mundo do trabalho. Muitas pessoas de fato preferem encarar um vampiro do que ligar para o 0800 do seu cartão de crédito. Agora, imagine juntar as duas coisas. Vampiros, uma raça acostumada a milênios de ódio e incompreensão da humanidade, tiram de letra a xingação dos clientes de call-centers, afinal, eles sempre mantém o sangue-frio.

- Moto-boy: Tudo bem, não é o melhor emprego do mundo, mas paga as contas. Assumindo que todo o vampiro voa ou pelo menos se desloca tão rápido quando The Flash, essa é uma opção natural. Imagine um serviço de delivery noturno operado por desmortos. O slogan seria algo assim: Sua pizza entregue em menos de 15 minutos ou o dinheiro de volta (obs: Não servimos sabores alho e óleo).

Concordo que ainda existe muito preconceito, confesso, por exemplo, que não contrataria um vampiro para baby-sitter. Outras profissões como barbeiro ou pedicure também são consideradas de risco para as criaturas da noite, mas o cenário é extremamente positivo. Conhecendo o nosso governo, não se surpreenda se logo, logo for criado um sistema de quotas para profissionais hematófagos com foto-sensibilidade.

[]s
Jack DelaVega