quarta-feira, 3 de março de 2010

Molho Especial

Tenho que confessar, sou louco por hambúrgueres. E o tempo que passei nos Estados Unidos só fez esse vício piorar. Depois de muito degustar concluí que o hambúrguer perfeito tem, além da carne bem passada, queijo suíço e cogumelos caramelizados. Junkie food à parte, é difícil não lembrar do McDonnald's quando se fala nesse assunto. E, ainda que o sabor não seja o ponto forte da rede, é inegável a força do marketing que eles tem. Junto com McDonnald's vem à cabeça o seu sanduíche mais famoso, o Big Mac. E qual é o segredo do sucesso do BigMac? Fácil, o Molho Especial.

O Molho Especial tem uma fórmula tão protegida quanto a coca-cola e, apesar de tratar-se de um molho rosê temperadinho, é ponto chave na estratégia de marketing do sanduíche. O Molho Especial é o diferencial do BigMac. Costumo usá-lo como metáfora para empresas, através das seguintes perguntas:
- Qual é o diferencial da nossa empresa? O que fazemos de uma maneira única que leva os clientes a nos procurarem? Qual é o nosso Molho Especial?

É seguro afirmar que 90% dos processos corporativos derivam de boas práticas de mercado. A eficiência na execução pode variar de empresa para empresa, mas são nos outros 10% que está o verdadeiro diferencial estratégico. Até aí nada de novo, faça bem o que outros também fazem e muito bem o que apenas você sabe fazer. Mas existe uma outra aplicação da metáfora do Molho Especial, nesse caso a indivíduos. Vamos refazer as perguntas agora para o nível pessoal:
- Qual é o seu diferencial enquanto profissional? O que você faz de maneira única que leva as pessoas a procurarem o seu trabalho? Qual é o seu Molho Especial?

Em um mercado cada vez mais competitivo, diferenciação é a palavra de ordem. Responda essas perguntas com sinceridade e você estará no caminho certo para carreira de sucesso. Se a resposta não o satisfizer, não desanime, isso deve servir de incentivo para buscar conhecimentos e experiências que façam com que você se destaque na multidão. É claro que existem premissas a serem atendidas, grandes profissionais tem paixão pelo que fazem, acreditam nos projetos que estão trabalhando e tem um bom relacionamento interpessoal. Mas, além desses pré-requisitos é preciso buscar a sua marca pessoal. Dentro da sua linha de formação busque uma especialização, algum conhecimento ou característica única que o defina como profissional. Às vezes, isso não vem da formação tradicional, mas do que chamamos de formação complementar, por exemplo: aquele sujeito que fala Mandarin, morou na Turquia ou é faixa preta de Aikidô. 

Se por um lado muitos profissionais buscam constantemente a diferenciação, são poucos aqueles que divulgam as suas qualidades de maneira efetiva. Corro o risco de perder uma centena de leitores aqui, mas vou falar mesmo assim: 
- Marketing Pessoal é fundamental! 

Imagine o que seria do BigMac se o molho especial fosse apenas "Molho Rosê", se ninguém soubesse que se trata de um "Molho Especial". Marketing Pessoal, essa expressão que já se tornou quase um palavrão no mundo empresarial, não é algo pejorativo. Marketing pessoal consiste unicamente na divulgação das suas realizações. Afinal, o que a há de errado nisso?

Resumindo, para mostrar o seu valor na empresa você precisa descobrir e desenvolver os seus diferenciais e divulgar os resultados positivos que você obtém com eles. Na próxima semana vou apresentar uma história de sucesso relacionada a esse tópico. Fique com a gente.

[]s
Jack DelaVega