quarta-feira, 10 de março de 2010

Mas... O que eu faço para ser promovido?

Vinícius foi um dos melhores técnicos com quem trabalhei. Possuía conhecimento profundo da área que atuava, extrema facilidade de relacionamento e aquela curiosidade típica dos grandes profissionais. Ele havia atingido o teto do seu paygrade quando foi transferido para a minha equipe. Apresentava bom desempenho e grande potencial, ambos pré-requisitos para uma promoção. No entanto, o seu trabalho não tinha visibilidade com os demais gerentes. Explico, em grandes empresas as promoções dependem não apenas pelo superior direto, normalmente, o chefe do chefe, o RH e demais gerentes são envolvidos no processo. Ele chegou para mim explicando a sua frustração:
- Cara, não sei mais o que fazer. Me ralo trabalhando, tenho excelentes resultados, mas ano após ano sou protelado em minha promoção.
- Vinícius, eu não vou vir com cascata para cima de você. O fato é que eu não consigo te promover sozinho, preciso da aprovação de mais pessoas no processo.
- Eu entendo, mas o que a gente pode fazer?
- Você tem que me ajudar. Como você mesmo disse, ano após ano vem sido protelado nas promoções. Agora eu pergunto: O que você tem feito diferente? Um dos sintomas da insanidade é fazer a mesma coisa esperando obter resultados diferentes.
Ele se resignou.
- Pois é, eu sei que você tem razão. Mas como a gente vira esse jogo?
- Antes disso, deixa eu te falar uma coisa: Sabe o que me deixa louco? 
- Não?
- Por que diabos você se mata de trabalhar, tem resultados excelentes nos seus projetos, e eu só ouço falar do tal de Amílcar?
- Não sei, nunca me dei conta disso. Acho que ele ganha mais exposição, sei lá. É um pouco de estilo, gosto de fazer o meu trabalho e ficar quieto no meu canto.
- Não me entenda errado, não estou desmerecendo o trabalho dele. Pelo contrário, sei que o sujeito é competente, mas isso você também é. Meu ponto é que ele é um exemplo a ser seguido.
Ele não gostou da idéia:
- Peraí, mas não vou deixar de fazer o meu trabalho só para fazer "marketing" tentando ser promovido.
- Vamos deixar as coisas bem claras entre a gente. Se você fizer isso, eu te demito.
Ele sorriu e entendeu o meu ponto. Continuei:
- Cara, promoção depende de três coisas: estar preparado, existir espaço na organização e as pessoas acreditarem que você está preparado. O mais difícil você já fez que é estar preparado, a empresa está crescendo, portanto, existe espaço. Só falta agora trabalharmos na percepção dos outros sobre você.
- Então qual é plano?
- Primeiro temos que mapear o terreno. Vamos desenhar você aqui no meio desse grafo. Os círculos ao redor representam as pessoas que têm influência na sua promoção. Está comigo até aqui?
- Sim. 
- Agora, dentro de cada um dos círculos vamos colocar a letra "A" para aqueles que acreditamos que aprovariam a sua promoção. A letra "R" para os que reprovariam, e a letra "I" para os indiferentes. 
Em cinco minutos completamos o exercício. Pela cara ele não ficou muito satisfeito com a quantidade de Is e os Rs
- Agora o trabalho consiste em ganhar exposição com as pessoas que marcamos com "I" e  "R". Como? Fazendo com que mais gente dentro da organização conheça você. Participando de grupos de trabalho com eles, ganhando visibilidade em reuniões. Lembra da proposta de melhoria de processo que você apresentou na nossa reunião de equipe? Que tal reprisá-la para todo o departamento?
- Acho que entendi.
- Então mãos a obra, não vai ser legal termos essa mesma conversa daqui a seis meses.

[]s
Jack DelaVega