terça-feira, 30 de março de 2010

Entrevista com o Reggie sobre o Manual do Empreendedor

Pouco mais de uma semana atrás, a Tribo do Mouse lançou o Manual do Empreendedor - um e-book com várias dicas para quem está pensando em abrir (ou para quem está começando) o próprio negócio. Como se trata da primeira investida da Tribo nesse tipo de iniciativa, surgiram várias perguntas de nossos leitores. A seguir o Reggie tenta responder algumas delas.


1. O que motivou você a escrever o Manual?

No início de 2009 eu intensifiquei a busca por informações sobre empreendedorismo - em parte porque trata-se de um tema que tenho certeza interessa ao público da Tribo, mas também porque o meu momento profissional me levava naturalmente para esse lado. E a verdade é que a partir desse estudo cristalizou-se para mim a facilidade com que se pode iniciar um empreendimento nos dias de hoje (comparada à experiência anterior que eu tinha de mais de 10 anos atrás). Não que os fundamentos econômicos tenham se modificado, ou que alguma mágica tenha surgido para fazer você ter sucesso trabalhando apenas quatro horas por semana ;) Não, o ponto é que nunca tivemos tanta informação disponível para o potencial empreendedor. E nunca foi tão barato iniciar um negócio próprio, caso a Internet seja a plataforma escolhida. Então eu resolvi anotar o que fui descobrindo ao longo do caminho. Com o tempo surgiram os posts sobre empreendedorismo na Tribo, e então a idéia de publicar o Manual. Eu queria realmente compartilhar com mais pessoas o que eu descobri e o que eu penso sobre o assunto.


2. A que público se destina?

Eu não gosto de definir público quando o assunto é empreendedorismo. Não acredito que exista o chamado "perfil empreendedor", acho que toda e qualquer pessoa com as rédeas de sua vida profissional é um empreendedor "hibernando", esperando o seu momento. Tem muita gente por aí que enche a figura do empreendedor de adjetivos apenas para formar no imaginário coletivo esse grupo seletíssimo de pessoas - os "Empreendedores" - um clube inacessível para nós meros mortais. Eu prefiro acreditar que qualquer pessoa criativa, com paixão pelo que faz, e com motivação e esforço suficientes pode se tornar dona do seu próprio nariz. Acho injusto e elitista dizer que não. Se você acredita que é sub-utilizado em seu emprego, o Manual pode ser para você. Se você odeia quando suas férias acabam e você tem que voltar para o escritório, o Manual pode ser para você. Se você não aguenta mais ganhar dinheiro para os outros, o Manual pode ser para você. E por aí vai.


3. Qual a sua principal referência em empreendedorismo?

O pessoal da 37signals - Jason Fried e David H. Hansson. Acabei de ler o último livro deles - Rework (ainda não disponível em português), e fiquei procurando onde eu podia assinar no final, porque realmente concordo com noventa e muitos por cento do que eles pregam quando se trata de gerenciar o próprio negócio. Gosto de alguns princípios deles como: não deixe seu emprego para iniciar seu próprio negócio, comece trabalhando de noite e aos finais de semana - minimize o risco; faça o simples: entregue um produto que alguém se interesse, COBRE por ele, e aproveite o lucro; não busque investimento de risco; não perca tempo planejando o imprevisível, etc.



4. Qual a dica que você dá para quem está começando agora?

Comece pequeno. Não tente inventar o próximo Google - existem inúmeros problemas simples esperando para serem resolvidos lá fora. Procure resolver algo que é um problema para você - assim você já tem o primeiro potencial cliente à disposição. Cobre pelo seu produto ou serviço - é a melhor maneira de medir se ele realmente tem valor ou não. Aprenda a dizer 'não' - é um dos "poderes" mais bacanas do empreendedor. E não espere pelo amanhã - está mais do que na hora do Brasil deixar de ser o eterno país do futuro, e isso só acontecerá com o suor dos nossos empreendedores.


Faça você também o download do Manual do Empreendedor da Tribo do Mouse, totalmente de graça. E espalhe a notícia.


Reggie, the Engineer.
--