quinta-feira, 18 de março de 2010

Mercado de Trabalho: Encontrando seu Lugar ao Sol - Parte 1

Agora que você sabe qual sua paixão pelo trabalho, está na hora de ir para o Mercado de Trabalho. E não considere esse um exercício que você fará uma vez só na vida ou que você já fez e está livre. Você pode e deve repetir a busca por novas oportunidades constantemente durante sua vida profissional. Portanto, não importa se você está bem empregado já ou ainda no início de uma carreira: a busca deve ser constante.

Mercado de Trabalho é um termo para definir a relação entre aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego. O sistema que rege o mercado de trabalho é bastante conhecido e não deve ser novidade para ninguém: a lei da oferta e da procura. O "bem" em jogo aqui é o trabalho que você está prestando, e é ele que sofre variação caso a demanda seja muito alta (por exemplo, advogados tributaristas em tempos de caça às bruxas para quem deve impostos) e a oferta reduzida (ou seja, poucos advogados especialistas no assunto prontos para prestarem esse tipo de serviço). O preço do bem (o salário e os benefícios dos advogados tributaristas) nesse caso ficará mais alto. O inverso também é verdade: se há muitos advogados tributaristas mas ninguém procurando seus serviços, a remuneração média desses profissionais sofrerá uma redução.

Esqueça agora por um segundo o mercado de trabaho e vamos ao super-mercado. A sua tarefa é simples: escolher um shampoo. Uma parede de uns 50 mestros de comprimento repleta de produtos de diversas cores, que falam coisas muito parecidas (anit-caspa, anti-queda, controle de volume, etc) estão à sua frente. Qual escolher? Espero que você já tenha passado por essa situação. Quando me divorciei, como era minha ex-esposa que sempre comprava produtos de banheiro e de cozinha, tive que escolher meu shampoo e fiquei praticamente uma hora naquele corredor. Li diversos rótulos, instruções, composição e...não consegui chegar a nenhuma conclusão clara - nenhum tinha um diferencial grande. Levei para casa um dos mais baratos, que tinha uma embalagem apresentável.

Agora voltemos ao mercado de trabalho. A oferta de profissionais é tão grande atualmente para a grande maioria das áreas que ou você tem um diferencial que salte aos olhos ou você será apenas um entre uma montanha de outros shampoos. E não adianta o shampoo ser excelente se ninguém conseguir identificar pela embalagem ou se a embalagem não for bastante clara sobre as vantagens do produto.

Entender o que move o mercado de trabalho, saber que ele escolherá o produto depois de uma análise apenas superficial (uma ou duas entrevistas) das qualidades do produto e saber que a sua embalagem é constituída basicamente do seu currículo, da sua postura do seu comportamento e da sua apresentação já é o primeiro passo para o sucesso.

O segundo passo é entender que estamos em um mercado em plena mutação, onde as mudanças estão se acelerando diariamente. Há apenas 20 anos atrás, o normal era ficar a maior parte da vida no mesmo emprego. Hoje, o trabalhador está em seu trabalho há apenas 4 anos. Uma pessoa que está se formando agora deve esperar ter em média 12 empregos em 5 carreiras distintas. Daqui a 10 anos, metade dos trabalhadores estará em empregos que ainda não existem no dia de hoje.

Saiba as conseqüências disso e outras características essenciais do mercado de trabalho na segunda parte desse post, a ser publicado na semana que vem.

Dr. Zambol
--