segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Vê se não dorme muito tarde

A nova versão do software deveria estar instalada na segunda-feira. Os trabalhadores da fábrica chegariam pela manhã e passariam a utilizar o sistema como faziam todos os dias, sem saber que ali atrás estava o resultado de 9 meses de trabalho intenso de Joe e seu time.

Eram 9h da noite do domingo e Joe ainda estava envolvido com a instalação. Estavam com um problema e não haviam conseguido resolver durante todo o final de semana. Mas agora finalmente pareciam ter encontrado a causa, e Joe só precisava da ajuda de algumas pessoas. Ligou então para seu chefe:

- Alô, Paulo, desculpe ligar agora, mas acho que encontramos o problema. Porém, preciso de alguém do time do Marcos para auxiliar, só eles podem resolver.
- Ok, boas notícias enfim, Joe. Vou ligar para o Marcos e ver quem pode nos ajudar.
- Legal, obrigado Paulo.

Em pouco tempo, alguém do time de Marcos entrou em contato com Joe e eles começaram a tentar resolver o problema. "Pelo menos o Paulo faz alguma coisa", pensou Joe. Sempre que acontecia do time trabalhar no final de semana, era a mesma história. Paulo muito pouco fazia (afinal, era o chefe), importunava um bocado o time, e ainda chegava na segunda-feira bradando para todos que havia "trabalhado" o final-de-semana inteiro, ufa, estava cansado, e acabava por sair mais cedo.

Eram 11:45 da noite de domingo quando o celular de Joe tocou. Era Paulo.

- Diga, Paulo.
- E aí, como estamos?
- Bom, o pessoal do Marcos está trabalhando com a gente, mas ainda não sabem como resolver o problema.
- Claro que estão trabalhando com a gente, depois que eu dei um aperto né? Não adianta, eu tenho que entrar para resolver essas coisas...
- Ahã... pois é...
- Mas e daí, alguma previsão?
- Não, como falei, eles estão investigando, ainda não sabem como resolver.
- Mas já são 11:45 da noite!
- Eu sei, infelizmente, não há nada que eu possa fazer. É tudo com eles agora.
- Sei... bom, eu preciso ir agora, não posso mais ficar aqui para vocês. Como é que vai ser?
- Eu acho que conseguimos nos virar sem você, Paulo...
- Ok então. Bom, vê se não dorme muito tarde, amanhã será outro dia daqueles, primeiro dia de sistema novo, sabe como é.
- Sei, até mais.

Joe ficou paralisado por alguns instantes. "Vê se não dorme muito tarde", ficou repetindo para si mesmo... O que Paulo queria dizer com aquilo? Que ele podia ir dormir agora e resolver os problemas amanhã? Ou que ele tentasse resolver tudo em 15 minutos com um passe de mágica para poder ir dormir em seguida?

"Gerentes...", pensou Joe. E voltou para o seu computador. Alguém tinha que fazer aquela fábrica funcionar no outro dia.

Reggie, the Engineer
--