quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fui Promovido, e agora?

Promoção é fruto do seu trabalho na função anterior. Ou seja, primeiro você prova que está pronto e depois ganha a sonhada promoção. Isso quer dizer que, em teoria, você já está pronto para a nova função quando ela chegar, mas cuidado para não cair em armadilhas como as descritas abaixo:
  • Não deixe a promoção subir à cabeça. Essa semana conversei com a VP (Vice-presidente) de uma das maiores empresas de Software e Serviços do país. Fiquei espantado com a simplicidade e lucidez dela, sintetizada pela frase abaixo
    - Eu não sou VP, eu estou VP. Sempre encaro minhas funções como temporárias, mesmo que planeje ficar por vários anos. Isso me ajuda a manter os pés no chão e não me apegar a títulos ou cargos. O maior erro de um profissional é definir quem ele é em função do seu cargo.
  • Normalmente uma promoção exige de você uma postura diferente. Um gerente tem que se comportar como gerente, o mesmo vale para um diretor, ou VP. Não me entendam errado, não estou dizendo que as pessoas devem mudar o seu jeito de ser somente porque foram promovidas. Mas se espera de um Gerente, que ele gerencie, lidere a equipe. De um Diretor, que defina estratégias, visão, e garanta a execução. E assim por diante. Muitas vezes encontro em empresas situações esquizofrênicas onde mesmo cargos de alta gestão ficam envolvidos em tarefas exclusivamente operacionais, fazendo micro-gerenciamento do time, enquanto isso o cara do cafezinho define a estratégia juntamente com a recepcionista.
  • Junto com o reconhecimento e responsabilidade vem o poder, não se deixe seduzir por isso, mas saiba fazer uso dele quando necessário. Lembro de uma situação que ocorreu nos meus primeiros meses como gerente. Estava precisando de um relatório de uma estagiária, que estava relutante em me passar os dados. Liguei para o meu chefe reclamando e recebi a seguinte resposta:
    - Cara, tu é um Gerente e ela é uma estagiária. Tu espera que eu vá ai e resolva isso para ti? Faz valer o teu salário rapaz!
  • Faça a si mesmo constantemente a pergunta: O que é esperado de mim na nova função. Quando você começa a liderar pessoas é normal que se desprenda um pouco do operacional, mas isso não quer dizer que precise deixar de conhecer a fundo sua área ou função. Um bom exemplo é o do Maestro, que não deixa de ser músico, mas já não toca  um instrumento. Seu trabalho é extrair o melhor de cada integrante da orquestra e para isso ele precisa conhecer muito bem o que cada um faz. 
  • Coaching, Coaching e Coaching, e um pouco de Mentoring também. Procure pessoas que são referências na sua nova função e busque Coaching com eles. Isso vai acelerar o seu desenvolvimento.  
  • Ah, e Parabéns pela promoção. Mas lembre-se que você tem apenas um dia para celebrar, amanhã começa o trabalho duro novamente.

[]s
Jack DelaVega