segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Perdendo o Trem

Roberto estava em uma encruzilhada em sua carreira. Era gerente sênior de vendas de uma grande empresa e naquele mês completava 5 anos no cargo. Ele sabia que 5 anos era uma marca importante, e não estava satisfeito com o andamento das coisas.

Roberto sempre foi muito ambicioso, e sua carreira havia andado conforme seus agressivos planos até ali. Mas agora sentia-se estagnado, não havia mais terreno a cobrir. Com 34 anos, seu plano de tornar-se diretor antes dos 35 já era praticamente uma miragem. Ele refletia sobre tudo aquilo enquanto pensava em como voltar para Frankfurt. Havia recém perdido o último trem direto partindo de Colônia, e agora precisava planejar passo a passo o trajeto.

Enquanto embarcava rumo a Koblenz, o primeiro destino de uma viagem de 4 paradas, lembrou-se de quando foi promovido à gerente, e de como tudo parecia estar perfeitamente "nos trilhos". Mas havia se dado conta de que planejar a carreira deveria envolver pontos de checagem mais frequentes. A verdade é que ele havia se acomodado, e agora, perto de não alcançar um objetivo intermediário, era muito tarde para corrigir qualquer coisa. O plano teria necessariamente que mudar.

Olhou no relógio, eram 23:10. Não chegaria a tempo em Limburg para pegar o próximo trem, e assim teria que re-planejar os trechos novamente. Nenhum exercício podia ser mais apropriado para o momento. Lembrou-se de sua encruzilhada. Por que diabos afinal precisava ser diretor antes dos 35? Pensando bem, estava em um momento tão bom no seu cargo atual. Por que não aproveitar um pouco mais aquele período e alterar os planos? Muita gente acha que um plano alterado é um plano que falhou, mas a beleza da coisa está em justamente abraçar as mudanças. Re-planejar conforme a execução ocorre e a maturidade vem à tona.

A noite ia ser longa. Sabia apenas que seu destino final era Frankfurt. Quando chegaria lá? Não sabia ao certo. Deveria planejar e executar um a um os trajetos e ver onde acabaria. Mas com certeza, sabia que aproveitaria a viagem.

Reggie, the Engineer.
--