quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Teoria do Caos e a Carreira

Todos já conhecem o ditado: "o simples bater das asas de uma borboleta pode causar um furacão no outro lado do mundo". Basicamente, o que se quer dizer com isso é que pequenos eventos no mundo, mesmo sem intenção ou conhecimento, podem mudar completamente a ordem de eventos e a história do mundo.

Se isso é verdade para coisas tão distantes, imagine a importância de decisões que você toma ou que tomam por você para a sua carreira. Esses dias comecei a pensar nisso e quase fiquei louco. Gostaria de compartilhas as principais com o leitor:

- Meu pai um dia foi no Macro Atacado (um super-mercado aqui do sul) e viu uma caixa. "É um computador. É o que tem de mais moderno hoje", disse o vendedor para o meu pai. Meu pai sentiu que poderia ser útil para a educação dos filhos e comprou um CP 200. Eu tinha apenas 12 anos de idade, mas daquele dia em diante, me tornei um nerd, passando mais do que 8 horas por dia em cima do computador: jogando, usando editores de texto e de gráfico e programando em VB e em Assembly. Tenho certeza que se meu pai tomasse uma decisão diferente aquele dia, eu seria um advogado, médico ou qualquer outra coisa. Não sei se mais feliz ou mais triste - só sei que seria uma outra vida, com outros amigos, outros colegas e outra cabeça.

- Aos 14 anos, devido ao meu bom desempenho no campeonato Porto-Alegrense de Xadrez,
pensei em ser enxadrista profissional. Depois de não conseguir uma vaga no campeonato brasileiro, devido a derrota no torneio gaúcho e também devido à minha fascinação por computador e as evidências que minha familia me mostrava dizendo que isso não ia ser bom,
decidi desistir da idéia e continuar ganhando dinheiro destravando jogos de CP 400 para uma loja no centro. Provavelmente outra sábia decisão para minha carreira.

- Já na faculdade de computação da UFRGS, me deparei com um cartaz que falava de um concurso para o SERPRO. Descobri o que era SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e fiz o concurso só para ver como era. Passei e fiquei 4 anos lá. Uma grande escola. Onde eu estaria sem aquele concurso? E se o cartaz não estivesse naquele lugar?

- Sabendo do salário bem mais alto do que ganhava na época, me inscrevi no concurso de Auditor Fiscal (AFTN). Foi o único concurso na minha vida que estudei bastante. E o único que não fiquei entre os que foram chamados. Tenho certeza que se tivesse sido chamado, estaria bem mais infeliz hoje, fazendo algo que não gosto talvez só para manter a estabilidade e um salário razoável. Não é maravilhoso fracassar às vezes?

- Eu ja era gerente em Santa Cruz do Sul e vi um anúncio no jornal de uma companhia multinacional recrutando pessoas. Decidi fazer um downgrade em minha carreira, ganhar menos, em um cargo inferior, mas ter capacidade de crescer e aprender mais. Largar o emprego estável em Santa Cruz e ganhar menos pode ter sido uma decisão difícil, mas foi uma das decisões mais inteligentes que já tomei.

- A decisão de me separar da minha ex-esposa, há alguns anos atrás, me fez crescer de uma forma que nem cinco mil livros iriam fazer. Não cresci apenas como gerente, mas como pessoa - e não tenho dúvidas que esse crescimento foi essencial na minha promoção. Estranho decisões desconexas fazerem tanta diferença na vida profissional, não?

- O simples e-mail de Jack propondo a criação desse blog, mudou completamente a minha vida. A "obrigação" de criar um texto a cada semana, me fez não apenas uma pessoa que lê mais, mas que pensa melhor e de forma mais organizada. O leitor pode imaginar a influência disso no meu dia-a-dia. Não consigo imaginar como seria o Zambol hoje sem a Tribo. Só sei que seria bem diferente, provavelmente, pior.

Essas e outras diversas decisões me levaram para onde estou hoje. Posso não ter o emprego mais estável do mundo hoje, mas me sinto feliz onde estou. Continuo aprendendo bastante e estou de bem com a vida (o que, no fim, é o que importa).

E você? Já pensou nas pequenas coisas que moldaram você como é hoje? Pense nisso:
elas podem ajudá-lo a entender melhor o seu próximo passo, com certeza.

Dr. Zambol
--