quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pergunta do Leitor: Dicas para Estagiários

PERGUNTA DO LEITOR

Galera da Tribo:
Acompanho vocês a algum tempo e gosto bastante do textos, porém não lembro de algum que fale especificamente de estagiários. Estou no quarto semestre de administração e iniciei estágio em uma empresa a pouco mais de um mês. Vocês tem alguma dica em especial para estagiários ou o que tenho que fazer para ser contratado?
Abraço a todos.
Pergunta de CGF de Curitiba


RESPOSTA DA TRIBO

CGF:
Costumamos brincar aqui na Tribo que se somarmos os ensinamentos do Rocky com os do Poderoso Chefão temos mais conteúdo do que alguns cursos de MBA disponíveis no mercado. Mas filosofia de botequim à parte, lembro de algumas palavras do último filme do velho Balboa que vale à pena mencionar:

Minutos antes de começar o treinamento que mostra o Rocky correndo e comendo ovos crus nas ruas da Filadélfia ao som daquela musiquinha, o seu treinador dispara:
- Para vencer esse cara é preciso de Velocidade, o que você não tem. E os seus joelhos não agüentam mais a pressão, então ficar correndo no ringue para cansá-lo não é uma opção. Você está com artrite e tem depósitos de cálcio na maioria das juntas, trabalhar com um sparring não serve. Então o nosso trabalho será focado na boa e velha força bruta.

Sejamos honestos, força bruta é a principal, senão a única, vantagem que um estagiário pode oferecer, porque no começo de carreira a experiência e conhecimento técnico praticamente inexistem. No trabalho força bruta se traduz em comprometimento e vontade de aprender. Quem avalia um estagiário não espera que ele saiba tudo, mas espera sim que ele aprenda rápido. Encare o seu estágio como uma entrevista de emprego que pode levar de seis à dezoito meses. Aproveite esse tempo para aprender e mostrar o que você sabe fazer de melhor. Além disso, lembre-se que uma vez que experiência na função é algo que você não tem, os aspectos pessoais são ainda mais importantes, tais como facilidade de relacionamento, comunicação, etc.

Outro fator que serve para separar o "joio do trigo" diz respeito à postura profissional. Estagiários são comummente associados (justa ou injustamente) à falta de profissionalismo. É aquele sujeito que desaparece durante a semana de provas, chega atrasado depois da balada de quinta-feira, ou fica o tempo todo pendurado no celular mandando SMS para a nova namorada. Mostrar que você é diferente pode ser decisivo para conseguir ser "efetivado" na empresa.

Finalmente, preste atenção na empresa para não entrar em qualquer roubada. Todas experiências são válidas no início da nossa carreira, mas procure empresas relacionadas com os seus objetivos de carreira, de preferência na função que está buscando.

[]s
Jack DelaVega
-------------
Envie sua pergunta para pergunte@tribodomouse.com.br. Se sua pergunta não foi selecionada essa semana, fique tranquilo, ela está em nosso banco de dados e poderá ser selecionada nas semanas seguintes.