segunda-feira, 7 de julho de 2008

Falando Francamente

Algumas frases que escuto frequentemente cuja resposta nem sempre é o que as pessoas gostariam de ouvir.

Não sou assim, isso é uma percepção errada das outras pessoas.

Na prática isso não faz diferença alguma. Se realmente for apenas uma percepção talvez seja mais fácil de corrigir do que um comportamento. No entanto, leva tempo e um bocado de esforço para mudar o jeito que os outros nos vêem. Você contrataria o Zeca Pagodinho para ser seu motorista particular? Pode até ser injustiça, mas minha "percepção" é que o Zeca é um tremendo pé de cana.



O fulano é só Marketing Pessoal.

Não me entendam mal, eu abomino os Pavões, aqueles que são só aparência. Porém, é importante diferenciar esse animal corporativo, descrito brilhantemente pelo Reggie no post A Culpa é dos Pavões, com pessoas que fazem bom uso do Marketing. Na minha opinião, marketing pessoal é um dos termos mais mal aplicados no mundo empresarial, sendo invariavelmente utilizado no sentido pejorativo. No entanto, marketing pessoal consiste pura e simplesmente na divulgação das suas realizações(o que há de errado nisso?), e por que não, dos seus erros também. Portanto, se só faz e não mostra, não reclame de quem faz e mostra.

O que eu preciso fazer para ser promovido?

Entenda essa pergunta como um eufemismo para: Quero e espero ser promovido. Ninguém vai responder ela para você e o simples fato de estar perguntando pode indicar que não é o primeiro da lista. Promoções estão relacionadas com inúmeros fatores, alguns deles fora do seu controle. Na minha opinião, a pergunta certa seria: Estou pronto para ser Promovido? Se você estiver pronto e a empresa não, existe sempre o mercado de trabalho.

Você sabe com quem está falando? Eu já entreguei muito para essa empresa.

Empresas tem memória curta e viver de glórias do passado é um opção perigosa de carreira. No futebol, quanto tempo a torcida leva para pedir a cabeça de um jogador que não vai bem? Ninguém quer esperar até o fim da temporada, depois do campeonato perdido para fazer uma substituição. O tempo que leva para uma empresa se dar conta de que um funcionário não está indo bem varia bastante, mas eu não apostaria o meu emprego nisso. São os seus resultados no presente que irão levar-lhe adiante, o passado é bom para lembrar na cerveja com os amigos.

Eu só quero fazer o meu trabalho sem ninguém para me incomodar.

E eu gostaria de ganhar em Euros(como alguns outros membros da Tribo do Mouse por aí) e gastar em Reais. Sejamos honestos, seu salário é, ou deveria ser, diretamente proporcional ao nível de incomodação da sua função. Não estou falando que o trabalho deve ser apenas problemas, mas são ossos do oficio. Tem sempre um cliente chato, um chefe incompetente, um funcionário que não faz nada, para acabar com a paz da gente. São coisas que devemos colocar na balança na hora de decidir o nosso futuro profissional. Você escolhe a empresa que trabalha todo o dia, é assim que funciona.


[]s

Jack DelaVega

_________________________________________________________________

Leia mais