quarta-feira, 23 de julho de 2008

Mantenha os Olhos no Futuro

Esses dias fui ao super-mercado. Quando comecei a fazer as compras, percebi que estava sem a lista de compras. A empregada e a Dr. Zamba haviam adicionado itens a mesma. Portanto, sem ela eu não era ninguém naquele super-mercado. Comecei a pensar porque não temos ainda uma lista que fica na geladeira (em um visor LCD), reconhece a escrita manual (transformando em texto) e que eu possa acessar o conteúdo dela tanto de uma página Web (se tiver com um celular com essa capacidade) ou através de uma mensagem SMS? Aliás, itens também poderiam ser incluídos através de mensagens SMS e via e-mails enviados para a geladeira. Você está no parque e lembra que quer fazer frango com requeijão à noite. Manda um SMS pro seu refrigerador e...PRONTO! Os itens foram incluídos e estarão a sua disposição na próxima ida ao super-mercado...

Enfim, sem as informações em mãos, decidi voltar para casa. Mas estava chovendo muito aquela noite. Como fui o primeiro a chegar, estava tudo escuro. Quis muito ter um controle remoto das luzes de casa. Sei que isso já existe (como o sistema X10), mas não gosto da forma como foi projetado. Basicamente, com o que existe hoje, tenho que modificar todas as luzes de casa, colocando um socket especial para que funcione, mudar o interruptor e ligar a central na minha rede elétrica, por onde os comandos serão enviados. Gostaria de uma solução mais simples, como ter as próprias lâmpadas inteligentes – não precisando trocar nada fixo em minha casa. As lâmpadas, além de possuirem acesso via WiFi ou IR, permitiram criar grupos, fazendo com que os dois lustres da sala, por exemplo, acendessem e apagassem quando eu pressionasse o botão “Sala”, que, por sua vez, apareceria no controle remoto, através de um visor de cristal líquido sensível ao toque, que permitiria ao usuário renomear e criar quantos botões quisesse. Ora, estou pedindo muito?

Apanhando uma chuva enquando tentava encontrar a chave de casa no escuro, entrei na minha residência e liguei as luzes. Subi as escadas e soltei meu cachorro. Tomei um banho e fui escrever esse post. Meu note estava sem bateria. Diabos, o carregador estava no andar de baixo! Quando a eletricidade sem fio irá se popularizar? O que meus netos irão dizer quando eu contar essa história, dizendo que tinha que pegar um carregador, ligar na parede e no notebook?

- Mas TV a cores existia vovô?
- Sim, isso já fazia tempo que nós tínhamos!
- Mas esquentavam leite ainda no fogão?
- Tá, chega de perguntas. Vamos ver esse filme em 3D logo...

Na manhã seguinte, indo para o serviço, lembrei que teria uma reunião aquele dia com meu time local e mais duas com times remotos, um na Irlanda e outro nos Estados Unidos. Fora isso, não tinha mais reuniões planejadas. Pensei que seria um dia ideal para se trabalhar de casa, através de Telepresença. Você já ouviu falar? É sensacional. Você faz uma reunião remota como se estivesse no local. Testes já foram feitos inclusive com holografia, que a tornam ainda mais real. Pensei em novamente ter que explicar para os meus netos porque todos os dias tinha que ir fisicamente para o mesmo local.

- Como assim, vovô? Mas qual era a vantagem?
- Tales, é que não tinha essa tecnologia de holografia ainda...
- Mas e como as pessoas se falavam quando a esposa ou o marido viajava?
- Ué, pelo telefone...
- Como assim?
- Podemos voltar ao nosso filme 3D?

Enfim, fico impressionado que, mesmo com tantos avanços na informática, muito pouco dessa tecnologia foi realmente integrada ao nosso dia-a-dia. Também fico impressionado em saber que hoje em dia ainda temos muita resistência em áreas como trabalhar de casa ou uso intensivo de tecnologia.

Você está preparado para os próximos avanços? Está pronto para utilizar computadores diariamente sem nem saber às vezes que está lindando com eles? E está pronto para ver seu emprego mudar, talvez radicalmente, nos próximos anos?

Se não está, prepare-se. Estamos perto da virada...

Dr. Zambol
--