quarta-feira, 9 de julho de 2008

Oração a São Diretor


Conta a lenda que Scott possuía uma única dedicação: caçar documentos enviados como confidenciais nas impressoras utilizadas por diretores e vice-presidentes (se você não sabe o que é isso, leia aqui um exemplo, e comece a utilizar esse recurso para não precisar sair correndo atrás do seu contra-cheque). Passou por diversas empresas, acumulando centenas, milhares de documentos desse tipo.

O segredo era simples. Scott sabia que, na prática, 99% dos documentos impressos dessa maneira possuem a senha "1234". Dessa forma, bastavam cinco ou seis rodízios pelas impressoras mais importantes da empresa para conseguir o que queria.

Alguns dizem que hoje ele é o CIO da Disney, Tony Scott. Outros dizem que foi o CIO da Microsoft demitido em 2007, Stuart Scott. O que poucos sabem é que trata-se de Scott Adams, o criador de Dilbert, e que até hoje publica textos baseados nos que conseguiu através dessa artimanha.


Mas foi num dia ensolarado de verão, durante seu tempo na GE, que Scott conseguiu um de seus maiores tesouros - um documento enviado para a impressora GE-US-08-12 por Jack Welch que, na época, ocupava uma diretoria da General Eletric. Nas linhas que se seguem, de forma inédita, a Tribo do Mouse apresenta a você, na íntegra, o documento de Jack.

"Senhor, preciso da sua força. Virei diretor e descobri que continuo gerenciando nada. Achei que o meu sofrimento de gerente iria acabar quando virasse diretor - que minha falta de informação iria sumir. Mas não senhor, continuo na escuridão, vítima de reorganizações e mudanças, sem nunca ser envolvido de antemão. Por que empresas tão grandes são tão ruins com diretores como eu? Quando terei a informação que preciso para tomar decisões?

Às vezes me sinto humilhado quando um engenheiro químico me aborda no corredor, perguntado sobre qual a razão que o orçamento do projeto XYZ foi aprovado e nem sei do que ele está falando. Muito menos entendo o processo de aprovação de orçamento em sua plenitude. No tempo que nem gerente era, era mais tranquilo, pois confiava que meu gerente possuía as informações todas que eu não tinha. Quando virei gerente, confiava em meu diretor. Agora estou perdendo a esperança. Meu coração sofre com tanta desinformação. Será só eu, senhor?

Não quero trabalhar em empresas menores, mas não vejo saída - preciso da sua ajuda. Criei a oração abaixo, que prometo rezar até o final de minha vida. Só peço compreensão e paciência para entender as coisas que não me falam, as direções que não sou envolvido, as coisas que não gerencio.
Oração a São Diretor

Senhor, fazei-me instrumento de vossa empresa

Onde houver ódio, que eu leve a motivação
Onde houver dúvida, que eu leve a direção
Onde houver tristeza que eu leve o aumento
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Mestre, fazei com que eu procure mais
- Avaliar que ser avaliado
- Demitir que ser demitido
- Promover que ser promovido

Pois é dando que se recebe
É gerenciando que se é gerenciado
E é sendo presidente que se vive
Na informação eterna!
"

Até hoje, diretores de empresas com mais de 10 bilhões de dólares rezam semanalmente em grupos secretos essa oração e esperam pela informação eterna, que almejam possuir quando se tornarem CEOs. A oração ajudou muito Jack em momentos como esse, mesmo quando já era vice-presidente. Jack teve que pagar o preço por trabalhar na maior empresa do mundo...

Scott? Continua tranqüilo. Com o conhecimento acumulado nas milhares de impressões confidencais, possui material para cinco vidas. Pena que só possui uma.

Dr. Zambol
--

Veja Mais: