terça-feira, 30 de junho de 2009

Morar no Exterior Estimula a Criatividade

Existe um experimento chamado "The Candle Box", criado pelo alemão Karl Duncker no início do século XX, que entre outras coisas serve para comparar a capacidade criativa entre diferentes grupos de pessoas. O experimento consiste em um simples problema que deve ser resolvido pelo grupo. É entregue ao grupo uma vela, fósforos e uma caixa com tachinhas, entre outros objetos, e é solicitado ao grupo que de alguma forma a vela seja fixada na parede, de maneira que quando acesa a cêra derretida não caia no chão.

A solução do problema é razoavelmente simples e envolve tirar as tachinhas da caixa, prender a caixa na parede com 2 ou 3 tachinhas e então acender a vela e colocá-la dentro da caixa. Como a resolução do problema envolve uma pequena quebra de paradigma, os números costumam indicar que pessoas mais criativas tendem a resolver o problema mais rapidamente, ou com maior índice de sucesso.

Recentemente um estudo conduzido por escolas de administração utilizou o experimento acima com grupos de estudantes que haviam morado no exterior. O resultado dos testes mostrou que 60% dos estudantes que moraram no exterior resolveram o problema de maneira satisfatória, enquanto apenas 42% dos que não haviam deixado o país chegaram na resposta certa.

O estudo sugere que quanto mais tempo uma pessoa passa longe de "casa", mais criativa ela se torna. Mas a relação não seria tão direta assim. Uma viagem de férias ao exterior não contribui para a criatividade. O que faz a diferença é uma experiência consistente, e por bastante tempo. Acredita-se que a imersão em culturas locais e o aprendizado de novas línguas contribui muito para o desenvolvimento da capacidade criativa. Um expatriado que passa a maior parte do seu tempo convivendo com pessoas da mesma nacionalidade, ou falando a sua língua nativa tende a não se beneficiar tanto da experiência quanto alguém que realmente se insere no dia-a-dia local.

Há algum tempo eu fui entrevistado pelo pessoal do blog Minha Carreira, e as sugestões que dei para quem deseja passar um tempo no exterior foram exatamente nesse sentido. Eu não sabia da existência desse estudo, mas fico feliz em saber que a minha maneira de ver uma experiência dessas me trará benefícios. No mínimo eu serei capaz de prender velas na parede bem mais rápido do que a maioria das pessoas ;)

Reggie, the Engineer (João Reginatto)
--

Links: