quarta-feira, 3 de junho de 2009

Raça em Extinção

Essa situação aconteceu com frequência na minha nova empresa. Cada vez que eu era apresentado para uma nova pessoa, seja ela funcionário ou fornecedor, a conversa era mais ou menos assim:
- Ah você é o novo responsável da TI não é?
- Sim prazer.
- Legal, de que área você vem?
- ?
- Quero dizer, com o que você trabalhava antes, contabilidade, administração, pedagogia?
- Ãããh, TI. Trabalho com TI a minha vida toda.
- Ah bom, legal.

A conversa terminava por ai. Primeiro pensei que o problema fosse com a empresa, depois com o mercado local, mas percebi que muita gente trabalha com TI sem ter necessariamente começado na área. Na verdade, quando morei nos Estados Unidos, a maioria da minha equipe não tinha formação em tecnologia. Foi então, que me dei conta do seguinte. Meus dois últimos anos de blog me ensinaram mais do que os últimos dois na minha empresa anterior. Será que alguma coisa está errada? Talvez se eu tivesse feito administração e gerenciado um blog por muito tempo chegaria ao mesmo lugar. Será?

Não quero fazer uma simplificação ou generalização. Sou defensor ferrenho da qualificação e acredito que o ensino formal ainda é uma das melhores maneiras de se obter isso. Mas também sou contra qualquer visão corporativista que nos leva a defender seguinte ponto: 
- Como alguém que nunca estudou consegue trabalho na área? É uma injustiça com todos aqueles que passaram anos se preparando em uma sala de aula...

Balela, antigamente quem escrevia sobre tecnologia eram técnicos com vários anos de profissão, os Especialistas. Hoje em dia o pessoal de faculdade escreve com a maior propriedade. E alguns entendem a Web 2.0 como os vovôs aqui nunca conseguirão. É claro que tem gente ruim também, mas isso existe em todas as áreas, profissionais com ou sem formação. E a mudança não se restringe apenas à TI. Uma área onde se vê isso claramente é no jornalismo. O TechCrunch bateu forte nesse ponto no artigo Who the Hell is enrolling in journalism school right now?  

Essa mesma tecnologia da informação está transformando todas  as profissões. Exemplo disso, é esse blog. O que três caras com "formação" em TI se arriscam a falar sobre Liderança, Carreira, Ética e Gerenciamento? E tem malucos que ainda lêem o que a gente escreve...

A tecnologia, que reduziu as barreiras de entrada de mercados, também fez o mesmo para as profissões. Preocupado com a qualidade? Eu sou um otimista, acredito no Darwinismo Profissional. Somente aqueles com competência permanecem, e a evolução sempre será um pré-requisito para a sobrevivência.

[]s
Jack DelaVega