quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Velho e o Golfe

Eu tentava esconder o desconforto, estava nitidamente fora do meu ambiente. Apesar disso, não havia como negar, o clube era fantástico. O golfe sempre esteve nos meus planos esportivos, só não esperava começar a praticar antes dos cinquenta anos. Encontrei-o já no meio do gramado. Boné, óculos escuros, calça cáqui, indumentária completa. Fui recebido com aquele sorriso largo e com o entusiasmo de costume.
- Pronto para o jogo?
- Nunca joguei. Bom, já fui em um driving range e em um minigolfe de shopping, mas acredito que isso não conta.
Ele respondeu bem humorado:
- Talvez isso não possa ser qualificado como experiência, mas tenho certeza que você aprende rápido. Me acompanhe pelo gramado então.
Entre uma tacada e outra começamos a nossa conversa. Expliquei o que estava tirando o meu sono no momento:
- Estamos em período de planejamento de desempenho. A empresa está definindo os objetivos e metas para o próximo ano e tenho que cascateá-los para minha equipe.
- Conheço bem o processo, essa é uma das suas atribuições mais importantes dentro de uma organização.
- É justamente isso que me preocupa. Ainda não me sinto seguro para discutir o planejamento com a minha equipe. A pergunta é: Como garantir que estou fazendo a coisa certa? Que estou desafiando o time o suficiente?
Como de costume ele mudou de assunto:
- Sabe por que eu gosto do Golfe? 
- Não.
- Em essência o Golfe é um esporte que você joga contra você mesmo. No fim do dia, o objetivo é completar o percurso com o melhor número de tacadas possível. O adversário é apenas um detalhe que torna o jogo mais divertido.
- Visão interessante, não havia me dado conta disso.
- O mesmo vale para desempenho dos seus funcionários. A empresa define as metas, mas o que realmente importa é o quanto cada indivíduo se desenvolve. O papel do líder é esclarecer isso para as pessoas, e o planejamento de desempenho apenas a ferramenta. Pegue um exemplo simples, a área de vendas. Seu melhor vendedor faturou R$1.0000,00 no último ano, a meta dele para o próximo ano precisa se maior, isso vai mantê-lo motivado, focado na melhoria do seu "jogo".
- Entendo, isso faz todo sentido.
- Não foi idéia minha. Você acredita que durante um jogo de golfe que o Jack, que também é apaixonado pelo esporte, me contou o segredo do sucesso dele?
Jack Welch! Ele se referia ao executivo do século pelo primeiro nome.
- Reuna profissionais talentosos ao redor de um objetivo comum, coloque um desafio acima da capacidade deles, saia da frente e os deixe trabalhar.
- Simples assim?
Ele não respondeu, estava concentrado no campo quando chegamos ao green. A bola estava a uns vinte e cinco metros do buraco. Não era uma tacada fácil. Ele ajeitou o taco e golpeou com carinho. A bola aproveitou a inclinação do terreno e foi rolando tranquila até cair no buraco. E terminou com um sorriso:
- Simples assim.

[]s
Jack DelaVega