segunda-feira, 2 de junho de 2008

Livro da Tribo - Quem Somos

Pessoal:
Essa semana vamos publicar a introdução dos capítulos do nosso livro. O livro está organizado em três capítulos, que são os seguintes:
  • Quem Somos
  • O Que Nos Move
  • Para Onde Vamos

Cada um de nós ficou responsável pela introdução de um deles. Acompanhe por aqui mais novidades sobre o livro. Mas vamos ao texto.

Quem Somos

Meu pai chegou em casa exultante e foi direto me contar as boas notícias. Falou que havia conseguido um estágio para mim no Banco do Brasil. Estávamos em 1986, eu tinha apenas doze anos de idade e milhares de idéias na cabeça, nenhuma delas envolvendo trabalhar em um banco.
- Pai, posso pensar melhor no assunto?
O desapontamento ficou estampado na cara dele. Como assim pensar? Seu argumento era que isso seria uma garantia para o meu futuro. Quem dera ele tivesse a mesma oportunidade quando jovem.
- Sei lá, deixa eu pensar, é que... Trabalhar em um banco... Pra falar a verdade, não está nos meus planos passar a dentro de um escritório.

Ironia do Destino.

Vinte e poucos anos depois, estou sentando em frente ao computador tentando terminar a introdução para o primeiro capítulo do nosso livro, que trata justamente do dia-a-dia no escritório. A despeito dos meus planos de carreira durante a infância, passei praticamente toda a minha vida profissional dentro de um escritório, daí a idéia de escrever sobre esse universo. Quando começamos a discutir o formato do livro, se seria um romance ou uma compilação de textos, se seguiria uma linha narrativa ou simplesmente cronológica, eu sempre tive uma certeza: Precisávamos definir com o livro quem são os integrantes dessa bendita “Tribo do Mouse”. É justamente esse o objetivo do nosso primeiro capítulo.

Mais do que simplesmente, a Tribo dos profissionais de Escritório, que tem a pele pálida devido a iluminação das lâmpadas fluorescentes, esse capítulo apresenta um grupo abrangente de profissionais que compartilham mais do que apenas o mesmo espaço conjugado, os mesmos problemas e ideais. São nerds, românticos, lutadores, inconformados, um pouco ingênuos sim, mas pessoas que amam o que fazem ao ponto de sofrer com isso.

Um bando de Heróis solitários.

Que lutam por um futuro melhor, onde quer que ele esteja. Que sofrem com o presente injusto. Corajosos capazes de tomar as mais difíceis decisões para viver em paz com a sua consciência. Que pagam na vida pessoal o preço das suas escolhas profissionais. Brigam, choram, e seguem adiante, inabaláveis com a certeza de um futuro melhor. Viciados em trabalho, mas também viciados em vida. Afinal, como é possível separa um do outro? E alguns vagabundos também, talentosos vagabundos. Profissionais experientes, e aqueles que estão apenas começando. Uns ansiosos para sair, abrir uma pizzaria, outros que não vêem a hora de voltar. Pessoas para os quais esse um terço de vida investido no trabalho precisa valer a pena.

Esse é o universo apresentado a partir de agora. Onde até o rapaz do cafezinho é apaixonado pelo que faz. Convido a você, que já faz parte dessa Tribo, a encontrar os seus iguais, e aqueles que não convivem com esse mundo a conhecer um pouco mais desses personagens fascinantes.

Boa Leitura
[]s
Jack DelaVega