quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ode e Ódio ao Nescau

Sempre fui um fã do Nescau. Para se ter uma idéia, tomo nescau desde que me conheço por gente. E tomo muito - umas 3 ou 4 canecas de leite e Nescau por dia.

Muitos amigos e amigas meus também são fãs. Na praia, era a maior sensação. O Nescafé era desprezado e deixado muitas vezes jogado ao ostracismo. Muitas horas já foram gastas em grandes sessões filosóficas onde discutíamos que o Brasil era o único país que toma tanto Nescau e o quanto isso mudou a nossa geração.

Mas aí é que enrola a história. Depois de uma peregrinação a dois Zaffaris e de falar com a responsável pelos produtos da Nestlé no super-mercado, recebo a notícia bombástica: o Nescau mudou. Agora só vai vir o 2.0, com nova fórmula e nova lata.

Não acreditando no que estava acontecendo, tomei coragem, liguei para os meus parentes relatando o que iria fazer e fiz uma loucura. Fui para o Big, tamanho meu desespero. Desviando dos alucinados atendentes de patins, equilibrando produtos e gritando, atravessei largos corredores em busca da lata perdida. Nada.

Quando cheguei em casa, com a cabeça já no lugar, provei o Nescau 2.0. Dois segundos depois, meus maiores temores se confirmam. Mudou, e muito. Ficou muito parecido com o Toddy.

Mas que diabos? Por que uma empresa iria fazer algo tão idiota? Por que iria trocar uma fórmula que todo mundo gosta? Seria como se Steven Jobs chegasse para a sua turma e falasse que precisa trocar a cara do iPod para ficar parecido com o concorrente, que vende 20 vezes menos. Não consigo conceber a razão de uma coisa dessas ocorrer. Realmente não consigo. Até imagino o diálogo:

- Sr. Presidente, temos uma nova fórmula para o Nescau.
- Nova fórmula?
- Sim, achei que iria ser bom mudá-la.
- Mudar para quê?
- Ué, achei que mudar era bom.
- Hmmm, ok. Deixe-me ver...

Enviei um e-mail indignado ao SAC da Nestlé perguntando as razões disso e reivindicando a volta do velho e bom Nescau 1.0. Comentei que os nerds estavam muito aflitos e que isso não se faz com uma classe já tão sofrida. Infelizmente, ainda não recebi resposta.

Como estratégia de protesto, combinei com meus amigos para comprarem o Toddy, e não o Nescau, já que agora são o mesmo produto. Já imagino o resultado na próxima reunião mensal de metas da Nestlé:

- Senhor, temos um problema na região sul com o Nescau.
- O que houve?
- Diminuímos em 0,00003% as vendas lá.
- Droga, deve ser aquele nerd que escreveu para o SAC e disse que ia fazer um motim. Vou mandar voltar a produzir o Nescau 1.0 imediatamente.

Mais uma vez, não consigo entender a estratégia de mercado por trás disso. Lançar um iPod com novas funcionalidades é uma coisa. Trocar o gosto de um carro-chefe da Nestlé é outro.

Minha esperança é que vire o mesmo fiasco da New Coke, que depois de investir bilhões de dólares na nova fórmula, foi simplesmente odiada pelo público e fez com que a companhia voltasse ao sabor antigo. Hoje, a New Coke praticamente não existe, embora em alguns países a coca-cola normal ainda se chame Classic Coke. Aliás, nem a coca-cola fez a troca da noite para o dia. Deixou os dois produtos rodarem em paralelo. Por que não o Classic Nescau?

Agora me dêem licença. O microondas bipou. Meu leite está quente e esperando pela minha lata de Toddy, novinha em folha.

Dr. Zambol
--