segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tribo Responde - Planejamento de Carreira

Pessoal:

Freqüentemente recebemos perguntas dos nossos leitores relacionadas aos tópicos que abordamos aqui na Tribo, tais como carreira e liderança. Tipicamente respondemos diretamente para as pessoas, mas como alguns tópicos resultam em discussões do interesse de muitos resolvemos retomar o espaço para perguntas dos leitores aqui no site. As perguntas podem continuar sendo enviadas para o e-mail, mas agora também podem ser feitas através do formulário no site.

Abaixo segue a pergunta do Marcos de São Paulo capital, que foi respondida pelo Reggie, nosso especialista em planejamento de carreira.
_________________________________________________________________________________

Olá pessoal,

Eu estava pesquisando no GOOGLE e me deparei com o site da TRIBO DO MOUSE. Confesso que gostei muito da proposta do site e achei o nome um tanto excêntrico (no bom sentido).

Não sei se poderiam me ajudar em um assunto.

Vou fazer 44 anos esta semana e sempre tive dificuldade em minha vida profissional para elaborar um plano de carreira. Toda vez que procuro elaborar um plano, sou atolado por uma avalanche de sonhos e expectativas, cada uma delas com diferentes graus de possibilidades de sucesso e, o que é pior, apontando algumas vezes para direções diferentes.

Confesso que o exercício de se gerar um plano profissional acaba me gerando uma enorme ansiedade. Algumas vezes até isso faz com que eu me sinta “deprimido” em constatar que mais um dia passa sem que eu elabore um plano mínimo de carreira.

Gostaria de saber se vocês poderiam me recomendar alguma leitura ou metodologia onde eu poderia rascunhar um “honesto e sincero” plano de carreira. Confesso que receber uma orientação neste sentido seria um ótimo presente de aniversário. Nada como começar uma nova idade com planos e metas, não?

Um grande abraço para toda a Tribo.

_________________________________________________________________________________

Marcos, 

Em primeiro lugar, seja bem-vindo à Tribo. As suas dúvidas e ansiedades são parte da razão pela qual resolvemos começar a escrever. Então acho que você veio ao lugar certo. 

Eu acredito que a primeira coisa que pode ajudar você com sua carreira é pensar séria e honestamente sobre o que você gosta de fazer. Mas tem que ser uma reflexão séria mesmo. Eu insisto nesse ponto porque o mais comum hoje em dia não é desejarmos o que realmente nos satisfaz, mas sim aquilo que os outros ao nosso redor também desejam. Sejamos sinceros, nós vivemos em uma sociedade de esnobes hoje em dia. Principalmente no aspecto profissional. Um esnobe é aquela pessoa que pega uma pequena parte de você e usa aquilo para formar uma visão completa de quem você é. Então nos preocupamos muito com títulos, com rótulos. Acabamos muitas vezes desejando as coisas "da moda", a carreira que todo mundo aceita como "a de maior sucesso", qualquer coisa que faça sermos aceitos no contexto onde estamos inseridos. Uma criança responder que quer ser um bombeiro quando crescer soa engraçadinho. Um adulto dizer que seu sonho é ser um bombeiro é tido como alguém que "não pensa grande". Não é verdade? Ter consciência de que o mundo em que vivemos é assim ajuda a diminuir as nossas ansiedades. 

Portanto tente ser o mais honesto consigo mesmo ao definir o seu objetivo de carreira. Olhe para dentro de si procurando por aquelas coisas que você faz bem, aquelas ocasiões em que você foi reconhecido pelo bom trabalho. Não se deixe levar pelo que os outros acham ou valorizam em termos profissionais. 

Quando você tiver uma idéia clara do que gosta de fazer, tente então imaginar realisticamente o que você seria capaz de estar fazendo daqui a 5 anos, e daqui a 10 anos. Aqui deixe a imaginação rolar solta. É muito bom que você tenha esses sonhos e expectativas que você mencionou. Apenas tente fazê-los convergir para o objetivo de carreira que você definiu no passo anterior. E, novamente, seja honesto, realista. Quando a imaginação voar alto, pense: mas peraí, eu consigo atingir isso em 5 anos ou preciso de 10? 

Aí entra então o planejamento mais detalhado. Tendo em mente o que você gosta de fazer (o seu objetivo de carreira) e os seus milestones de 5 e 10 anos, tente imaginar uma escada ligando o momento atual, o seu milestone de 5 anos e o seu milestone de 10 anos. Quais passos são necessários para ajudar você a, dentro de 5 anos, chegar onde você quer chegar? Tente pensar em não mais do que 2 ou 3 passos intermediários, em termos de emprego / posição que você precisará ocupar ou habilidades que você precisará desenvolver. Defina então critérios claros para ser capaz de subir o próximo degrau. Por exemplo, você pode ter definido que em 5 anos quer ser um gerente de vendas dentro de uma grande multinacional. Para chegar lá você enxerga dois passos, ou degraus: primeiro, ser contratado como vendedor por uma grande multinacional, e depois ser promovido a vendedor sênior. Quais os critérios para passar de um ponto ao outro? Como ser contratado por uma grande multinacional? Vá atrás e desenvolva aquelas habilidades. Como ser promovido a gerente sênior? Defina esses micro-objetivos e inclusive compartilhe eles com as pessoas em volta assim que você sobe um degrau. Por exemplo, ao ser contratado por uma multinacional como vendedor, converse na primeira semana com seu chefe e diga que você gostaria de ser promovido a vendedor sênior em 2 anos e que para isso entende que tais e tais coisas são necessárias. Ouça o que ele pensa a respeito e feche um "contrato" de palavra. Esse tipo de coisa lhe ajudará a dar o próximo passo e por aí em diante. 

E não preocupe-se em ser tão formal. Você mencionou o termo "plano profissional" de carreira. Não existe tal coisa. Toda a idéia acima pode ser rascunhada em uma folha de papel, e sinceramente para mim esse seria um plano bastante consistente. O importante do plano é justamente planejar. Pensar nas diferentes hipóteses, alternativas, possibilidades. Isso fará você se preparar para o que vier a realmente acontecer. 

Que acaba sendo a parte mais importante: viver a carreira. 

No momento em que você estiver contente com o plano que rascunhou, jogue ele na gaveta e vá para a rua buscar tudo aquilo que você planejou. Um plano por si só não tem valor nenhum. Valor sim terá o que você vivenciar na sua carreira, as coisas que você aprender, as pessoas que você conhecer e ajudar, as situações em que você fizer a diferença. Todas essas coisas sempre falarão mais alto, e se você entender que precisa alterar o plano por causa de algo que lhe aconteceu, reflita, mas não hesite muito, não. As coisas são assim mesmo. Nenhum plano de carreira vai acontecer na prática exatamente como foi concebido, muito pelo contrário. 

O mais importante da carreira é vivê-la plenamente. 

Desejamos a você toda sorte e sucesso do mundo. Um feliz aniversário e um 2010 com muitas realizações. 

Grande abraço, 

João Reginatto (Reggie, the Engineer) 
Tribo do Mouse