quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dinâmica

- Pessoal, hoje vamos trabalhar a integração da equipe através do desenvolvimento de atividades lúdicas e psico-motoras. Mas antes precisamos que vocês escolham um nome para a equipe de vocês, qualquer nome que seja significativo.

Genial, voltei para o jardim de infância. Deixa eu contar uma coisa, eu odeio, detesto, abomino, dinâmicas de grupo. Eu não quero me integrar, não quero conhecer quem eu não conheço, desenvolver conversas sociais, discutir a previsão climática e aturar os lapsos de raciocínio de gente que tem tempo a perder. Para piorar, o RH costuma colocar juntas pessoas que não se conhecem com o objetivo de "facilitar a integração". Com a minha sorte, acabo caindo sempre em um grupo com um prolixo que adora jogar conversa fora e resolver os problemas do mundo enquanto o tempo passa. Ah, para não esquecer daquele sujeito que não faz nada e deixa o trabalho para o resto do grupo. Em suma, dinâmicas de grupo são um saco.

Incrivelmente dessa vez caí em um grupo de conhecidos com as mesmas restrições a respeito das dinâmicas. Ninguém estava com vontade de fazer o proposto, o problema era fazer o diabo do tempo passar. Optamos então por nos divertir.

- Sudão.
- Como? 
- Sudão, esse é o nome da nossa equipe.
A menina achou estranho mais anotou e continuou a explicação:
- Bom, vocês tem então quinze minutos para fazer um boneco que pare em pé com os materiais disponíveis na mesa.
Bolas de isopor, cartolina, tesoura, cola e espetos de madeira estavam distribuídos na bancada. Já vi o MacGyver com muito menos se soltar das algemas, desarmar uma bomba e montar um foguete explodindo os terroristas. Nenhum de nós era tão talentoso assim mas dois minutos depois o nosso grupo tinha a resposta.
- Feito! Nosso boneco está pronto!
Os outros grupos pararam e a menina veio ver o nosso trabalho, já com cara de desconfiada.
- Mas já? Como vocês conseguiram em tão pouco tempo? Peraí, mas o o boneco de vocês tem 3 pernas. 
- Sim, ele é um habitante de Titã, a maior Lua de Saturno. Todos os seres de lá tem 3 pernas. Eles são uma sociedade pacífica, só reclamam um pouco de não poder andar de bicicleta.
A moça do RH nos olhava perplexa. 
- Mas o boneco devia ter duas pernas, como um ser humano.
- Pois é, mas isso não estava claro no exercício. Em nenhum lugar fica explícito que era um boneco humano. Pensamos em fazer um quadrúpede, mas achamos que vocês não iriam gostar, não sei porque o pessoal de RH tem problemas com animais de quatro patas.
A menina começou a se irritar:
- Mas não pode, o exercício é com humanos.
- É engraçado, vocês adoram dizer que temos que "Pensar fora da Caixa", "Liberar a Inovação", e quando fazemos isso ficam nos podando. Assim eu não brinco mais.
Resignada, ela resolveu nos anunciar como vencedores e passar para o próximo exercício:
- Muito bem, os vencedores são então a Equipe...
Olhou no papel para lembrar o nome e completou:
- Equi PiSSudão!
E a sala caiu na risada, acabando completamente com a dinâmica.

[]s
Jack DelaVega