quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dicas Para Volta do Feriado - Reedição

Não sei se vocês já perceberam, mas eu tenho orgulho de tentar ser o representante nesse blog da camada mais, digamos, operacional de um escritório. Aquela galera que coloca a mão na massa mesmo, se suja de graxa, rala pra caramba... e enrola um bocado também. Sim, enrola, do inglês, enrolation. Ora, só entre nós aqui, principalmente nesse período de volta dos feriados, vez que outra a gente tem que dar uma enrolada, impossível ficar sem.

Nesse sentido, confesso que me inspirei no último post do meu amigo Dr. Zambol, Blackberry – Dicas e Truques (Tips and Tricks), e resolvi fazer algo na mesma linha. Aqui vão algumas dicas então para retomar o ano com tranquilidade, na paz, sem aparentar ser um vagabundo.

Dica 1 - Na volta de feriados prolongados, férias e assemelhados, é normal termos dificuldades para voltar ao ritmo do escritório. O cérebro se acostumou com coisas desinteressantes como praia, sol, caipirinha, churrasco, corpos bezuntados de óleo, etc. Precisamos de um tempo para recuperar o interesse por coisas realmente importantes como ergonomia, café-preto, reuniões de projeto, metas anuais, qualidade e produtividade, etc. Durante esse período, é normal nos pegarmos olhando pela janela, para o teto, para o lado, enfim, para qualquer lugar menos para a tela do computador. Quem olha de fora pensa: "aquele vagabundo não está trabalhando". A dica aqui é sempre ter um bloquinho de anotações e uma caneta Bic na sua mesa, ao lado do teclado. Assim, quando você perceber que o flagraram "viajando" e lembrando das férias, volte rapidamente para a posição de trabalho, pegue a caneta e rabisque no bloco. Todos pensarão que você finalmente descobriu como solucionar o problema no qual estava pensando.

Dica 2 - Nesse período de início de ano, as horas são mais longas do que o normal, principalmente em função do sol lá fora do escritório. As 8 horas de trabalho na verdade duram 12 para passar. O seu gerente poderia esclarecer isso com você, mas provavelmente ele irá mentir a respeito. Por causa disso, tome as seguintes providências:

  • Chegue 20 minutos atrasado, e saia 5 minutos depois do expediente. Você estará ganhando 15 minutos (que na verdade são 22,5 minutos, segundo a minha teoria da relatividade) sem que ninguém perceba, já que 20 minutos de atraso não é atraso, e 5 minutos depois do expediente é super tarde, tá louco.
  • Invista no mínimo 30-40 minutos do seu início de dia lendo e-mails e as notícias. Na verdade você perceberá que pode ficar facilmente fazendo isso por 1 hora e meia, e ainda assim parecerá apenas 30-40 minutos.
  • Respeite seu corpo. Seja rigoroso e faça no mínimo uma caminhada para alongamento, uma ida ao banheiro e uma ida ao café por turno (2 de cada por dia). Você usará mais 40 minutos por dia com isso.
Com essas simples táticas, você economizará 2 horas e 25 minutos do seu dia. Produtividade pura.

Dica 3 - Exija do seu computador, mesmo no verão, pois ele tem um cooler só pra ele e você só tem esse ar condicionado que ou frita ou congela. Abra tantos programas quantos o seu computador suportar, não arrisque a sua produtividade. Assim, sempre que o seu chefe ou qualquer outra pessoa chegar subitamente e lhe perguntar algo sobre trabalho, você poderá alternar entre as várias janelas procurando pela resposta, o que passa a seguinte idéia: "puxa, esse cara está cheio de trabalho... olha só quantos programas ele tem aberto!". Além disso, essa estratégia tem um outro benefício. Para abrir todos os programas necessários você investirá cerca de 10 minutos, e para fechar eles todos cerca de 5 minutos. São mais 15 minutos na conta.

Observação 1 - As dicas acima somente funcionam se você for um funcionário competente, que entrega as suas tarefas em dia e não atrapalha ninguém. Se você não entrega nada e seguir as dicas acima, vai ser o malandrinho que tomou um pontapé no traseiro porque só pensava nas férias.

Observação 2 - Se você divulgar essas dicas, eu não te conheço.

Abraço,
Reggie, the Engineer