terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Equipe, Produto, Mercado

Buenas, é chegada a hora da gente falar sobre empreendedorismo novamente. Eu estou atualmente trabalhando no estágio inicial de alguns projetos pessoais (que com sorte tornarão-se empreendimentos), gerando ideias e tentando comparar cenários para entender melhor onde investir o meu tempo e dinheiro. Só que a realidade é cruel, e comparar ideias de negócios que ainda são basicamente rascunhos no papel é algo extremamente complicado. Mais especificamente, outro dia me deparei com um dilema ao comparar diferentes possíveis negócios: o que é mais importante, o que tem mais peso específico na tríade equipe, produto e mercado?

O dilema surge quando você compara diferentes projetos onde um pode ter um mercado mais estabelecido, enquanto outro apresenta um produto mais bem definido. Uma terceira alternativa pode ser um projeto em que você facilmente seria capaz de montar uma equipe qualificada. Colocando-se no papel de um investidor, onde você colocaria o seu dinheiro? Ou pensando de outra forma, qual dos três pilares contribui mais para as chances de sucesso de um empreendimento? Qual dos três, quando deficiente, arrasta o projeto para o buraco mais rapidamente?

É uma boa conversa de bar.

Fui então eu atrás de respostas. Felizmente estamos em um momento do conhecimento humano fantástico para quem quer se aventurar pelo mundo do empreendedorismo. Temos muita gente boa escrevendo exatamente sobre esse tipo de assunto, e o material está todo na Web para quem quiser encontrar. Já citei aqui algumas vezes o Eric Ries e o seu Startup Lessons Learned - trata-se de uma excelente fonte para os conceitos de "Startup Ágil" e desenvolvimento de produto / cliente. Aliás, tem um cara fazendo um ótimo trabalho de "tradução" desses e outros conceitos da área para o mercado brasileiro. O nome dele é Eric Santos (coincidência) e ele tem mantido um blog chamado Manual da Startup em excelente nível. Se você não se vira bem no inglês, vale à pena acompanhar o que o Eric brasileiro anda escrevendo - todos os conceitos importantes estão lá, em bom português. Mas dessa vez quem me ajudou foi um outro cara muito bom também, chamado Sean Ellis, que mantém o blog Startup Marketing.

Eu já havia lido antes sobre um conceito chamado "product/market fit" (ainda não vi ninguém utilizar um termo em português, mas seria algo como "encaixe produto/mercado"), mas o Sean é muito claro ao escrever sobre o estágio inicial da vida de uma Startup, e a busca frenética pelo tal encaixe. Segundo Sean, um estudo empírico seu contendo mais ou menos 100 empresas mostra que a grande maioria dos casos de sucesso podem ser ligados a uma definição satisfatória do seu binômio produto/mercado, enquanto que as empresas com dificuldade quase sempre tinham problema em encontrar essa definição. Imediatamente me convenci de algo que já suspeitava. O encaixe produto/mercado é realmente a parte fundamental - a equipe envolvida provavelmente tem papel terciário nessa história toda. Veja bem, estamos falando em importância relativa, apenas para efeito de comparação - obviamente uma equipe boa é fundamental para qualquer empreendimento.

Bom, mas se o elemento humano parece ser coadjuvante, como se comparam produto x mercado? Qual dos dois define sucesso ou fracasso de maneira mais fundamental?

Resolvi então brincar de uma espécie de pedra-papel-tesoura, ou tabela-verdade (depende de quão nerd você é), e ver se um dos três ganharia na maioria dos casos. Vejamos se você concorda comigo.

Equipe Produto Mercado Veredito Comentário
Excelente Excelente Excelente Alta chance de Sucesso Precisa falar mais alguma coisa?
Excelente Excelente Ruim Alta chance de Fracasso Minha opinião é que mesmo um produto bom não sustenta um negócio em um mercado fraco.
Excelente Ruim Excelente Boa chance de Sucesso Vários exemplos, como alguns produtos iniciais da Microsoft, são uma prova de que mesmo um produto ruim pode sustentar a família se o mercado ajudar.
Excelente Ruim Ruim Alta chance de Fracasso Vide a segunda combinação.
Ruim Excelente Excelente Alta chance de Sucesso A equipe fraca vai trazer desgaste para o empreendimento, mas produto e mercados bons são sucesso, com certeza.
Ruim Excelente Ruim Alta chance de Fracasso O mercado já é ruim e ainda tem a equipe para atrapalhar...
Ruim Ruim Excelente Boa chance de Fracasso Acho que a probabilidade maior é de fracasso, embora um mercado excelente pode fazer milagres.
Ruim Ruim Ruim Alta chance de Fracasso Aí brincou com o tio...


Pode parecer ingênuo, mas para mim parece funcionar. Se você olhar com atenção, a coluna Mercado claramente dita as regras tanto para o lado do sucesso quanto para o lado do fracasso.

Se você parar para pensar, faz todo o sentido, não poderia ser diferente. No início de um empreendimento, a única coisa sobre a qual se tem controle é a equipe, por isso tende-se a supervalorizá-la. Mas uma boa equipe lhe garante apenas um bom produto. Em um cenário de mercado inexistente, se você não tiver um produto fora de série, apenas a sua equipe não vai garantir nada. Um mercado inexistente não dá a mínima para o quão esperta é a sua equipe. Em um cenário instável, no entanto, onde haja espaço para inovação, um produto fantástico, fora de série, pode sim "criar" um mercado. Mas me parece que essa é a exceção, não a regra. Mirar nesse caminho pode ser muito frustrante.

Portanto, mire no mercado. Fácil, não?

Reggie, the Engineer (João Reginatto)
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