quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Futuro Bate à sua Porta

Chego em casa e ligo o ar-condicionado. O dia anterior tinha sido o dia mais quente em Porto Alegre dos últimos 35 anos e aquele dia não estava muito melhor. Depois de assistir rapidamente ao jornal da Band em alta-definição que falava das chuvas de São Paulo praticamente ininterruptas há mais de um mês, também batendo todos os recordes, decido trocar o foco para algo mais produtivo que a televisão.

Ligo então meu Media Center, acesso o YouTube e lá estava em destaque a entrevista exclusiva que o presidente dos EUA havia dado para a "Internet", onde ele responde a perguntas de várias pessoas que as enviaram ao Google através de vídeos do YouTube.

Meu filho chora, o que me faz me pegá-lo no colo, fazer uma mamadeira de NaN2 (tenho que aquecer a água durante 10 segundo no micro-ondas), alimentá-lo e embalá-lo até que pegue no sono, momento que o levo para seu quarto, já climatizado em 24 graus, e o deixo dormindo, monitorado por uma babá-eletrônica digital.

Quando desço novamente as escadas para a sala é que percebo que não tenho a mínima idéia de como será o mundo que meu filho, hoje com apenas 8 meses, irá enfrentar. A cena que recém-descrevi passou pela minha cabeça e me dei conta que seria impossível imaginar praticamente tudo o que houve quando eu tinha a idade dele, há uns trinta e bons anos atrás: televisão de alta-definição, aquecimento global causando destruição e diversas mortes ao redor do mundo, internet livre (com o presidente dos EUA respondendo as perguntas de usuários que gravaram suas perguntas através de vídeos!), media center, ar-condicionado que não faz barulho com timer para ligar em determinado horário, microondas que esquenta o leite por atrito entre as moléculas e uma babá-eletrônica que transmite a voz do bebê amplificada sem utilizar nenhum fio.

Incrível. Se alguém tivesse descrito essa cena para meu pai naquela época ele certamente acharia que se trata de um livro de ficção científica.

Aqui na Tribo falamos muito em estar preparado para os desafios do futuro, mas como estar pronto para o inesperado? A resposta é mais simples do que parece, e está centrada em auto-conhecimento, empatia e carisma.

Tom Morris, um dos grandes filósofos dos tempos modernos, afirma que "o verdadeiro sucesso nos negócios e na vida envolve três coisas - descobrir nossos talentos, desenvolvê-los e utilizá-los tanto para o bem alheio quanto para o próprio bem. E que a essência do sucesso não reside, de modo algum, em dinheiro, fama, poder, status, fatia do mercado ou lucro. Esses são meros efeitos colaterais contingentes do verdadeiro sucesso".

Simples, não? Talvez uma outra forma de ver essa fórmula "mágica" é:



  1. Conhecer suas fraquezas

  2. Desenvolver suas fortalezas (talento)

  3. Conhecer o meio em que se vive (para utilizar bem seus talentos)

  4. Estar constantemente atualizado (nunca se desconectando dos valores básicos)

  5. Ter empatia (conhecer e se colocar no lugar dos outros, conhecendo suas fraquezas e fortalezas)

  6. Carisma: claro, como bem nos lembra Malcolm Gladwell, muita coisa não funciona sem isso.

Não posso esquecer essa lista. Meu filho precisa começar a praticá-la o mais cedo possível e eu, retomá-la de tempos em tempos...


Dr. Zambol
--