quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Reflita Antes que Seja Tarde Demais

O ano começou faz poucos dias (embora há quem diga que o ano no Brasil só começa após o carnaval). Se você não aproveitou nem a virada do ano para rever alguns valores e ratificar outros, saiba que alguma coisa está muito errada. Não que isso seja obrigatório, mas a virada do ano é um dos maiores marcos para reflexão - simplesmente por ser um dos mais fáceis. Rever valores uma vez por dia é coisa de santo. Não que eu não queira ser santo, mas deve ser muito chato ser santo hoje em dia. Rever valores uma vez ao mês requer uma certa disciplina. Embora seja minha meta, muitas vezes não consigo pela atribulação do dia-a-dia.

O ano representa o período mínimo que devemos pensar em nós: analisar o que está bom e o que está ruim; se você é feliz ou não; o que devemos fazer para melhorar e o que devemos manter. Lhe convido ao menos a parar para ler esse post e refletir um pouco sobre sua vida. Pare, leia e reflita. Dê essa chance para você.

Ei! Parar significa parar de ouvir música e fechar o vídeo do YouTube rodando no vídeo do lado, ok?

Pois bem, não sou budista, mas admiro muito Dalai Lama. Ele fala que a felicidade e o contentamento estão ficando cada vez mais difíceis de serem alcançados, embora sejam a meta de todos. E que sim, espiritualidade e o mundo empresarial se misturam - e muito! Veja algumas dicas sensacionais desse fantástico líder, que podem ser encontradas no seu livro Liderança para um Mundo Melhor.

  • Auto-confiança é o maior tesouro de um líder. Embora muitos pareçam auto-confiantes, por dentro estão inseguros e não têm certeza do que estão fazendo. Auto-confiança significa tomar decisões bem embasadas que levam em consideração todos os elementos envolvidos.
  • Visão e Conduta Corretas. Grandes líderes pensam sobre como suas decisões afetarão a ele mesmo e a todos a sua volta. Ele deve ter certeza que sua motivação é genuína e não influenciada por sentimentos de insegurança, raiva, medo ou ressentimento.
  • A Forma Correta de Fazer Negócio é Centrada na Ética. Escândalos destroem a vida de uma empresa e de uma pessoa. Muitos executivos seduzidos por dinheiro acabam por destruir suas empresas por tratar mal seus funcionários, criando um ambiente corporativo insalubre e inseguro. Tomar decisões que tornem seus funcionários e parceiros felizes é a única forma de vencer no longo prazo.
Mas a maior de todas as dicas é a busca pelas "Seis Perfeições", que todos os seres-humanos devem praticar - especialmente os líderes.
  • Generosidade. Generosidade significa dar crédito para as pessoas e enfatizar o trabalho em time. Líderes respeitados são geralmente modestos sobre suas façanhas e não possuem a necessidade de riquesa, poder e fama.
  • Disciplina Ética. Dinheiro e influência não são necessariamente ruins se você os adquire honesta e eticamente.
  • Paciência. Somente aqueles que possuem esse skill desenvolvido lidam bem com a adversidade e a crítica. Paciência significa manter a compostura quando confrontado com raiva.
  • Esforço Entusiástico. Líderes que são realmente comprometidos com suas metas e ideais tendem a ser enérgicos e apaixonantes, passando essa paixão e entusiasmo a todos a sua volta.
  • Concentração. Concentre-se para resolver um problema, mesmo que tenha vários. Não ligue para erros e falhas passados e ameaças futuras. Pense no presente.
  • Sabedoria. Reconhecer e seguir a "Visão e Conduta Corretas", respeitando as pessoas a sua volta, sempre levando em consideração as conseqüências das ações que você tomou e tomará hoje.

Tente focar nas seis perfeições durante 2010. Se for muito, escolha uma ou duas e trate-as com carinho, sempre pensando se está de acordo com aqueles valores.

O pior que pode acontecer é no fim do ano você ser uma pessoa melhor.

Um grande 2010 para todos nós, repleto de sabedoria e felicidade.

Dr. Zambol
--