quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lições de um Pipoqueiro - Reedição

Todos nós sabemos que é preciso dar aquele passo a mais para fazer a diferença, para nos destacarmos na multidão. Certo, falar é fácil, mas às vezes nos perdemos nas verdadeiras ações necessárias para tal façanha.

E é exatamente isso que gostaria de falar hoje. Valdir Novak, que começou como bóia-fria e motorista de estacionamento, tinha uma ambição: ser um pipoqueiro de classe, o melhor que se pode encontrar. Depois de brigar com a burocracia tupiniquim por mais de três anos, finalmente conseguiu uma licença da prefeitura para operar seu prório carrinho de pipocas.

De posse da licença, largou o carrinho alugado que tinha e deu asas ao seu sonho. Fixou seu carrinho na praça Tiradentes, em Curitiba, e começou a inovar.

Sabendo que a higiene é um fator muito importante para um vendedor de rua, principalmente quando trata-se de comida, criou um uniforme com o nome do dia da semana estampado no bolso da frente. A idéia é simples, mas o resultado é fantástico. Ele demonstra que não usa o avental dois dias seguido. Pode-se até dizer que isso não garante higiene alguma - e realmente concordo - não garante nada. Mas a sensação de higiene que passa aos clientes é bem grande, simplesmente pela preocupação de ter confeccionado um avental para cada dia da semana (e de mantê-los limpos, é claro).

Valdir não parou por aí. De olho nas necessidades de seus clientes, decidiu criar o kit higiene. Nele, estão incluídos um guardanapo, um palito e uma balinha de hortelã. Valdir não está preocupado apenas na venda imediata da pipoca, mas sim com a aparência e conforto de seus clientes - o que no fim acaba aumentando diretamente...a venda de pipocas. Sim, é simples, mas nunca vi um pipoqueiro se preocupar se eu iria ficar ou não com uma maldita casquinha de pipocas entre meus dentes.

Aos poucos os clientes de Valdir foram aumentando, momento quando começou a se preocupar com a fidelidade e o fluxo de caixa. Para aumentar a fidelidade, criou um plano que dá um pacote de graça a cada cinco comprados. Mas não pára por aí. Também procura conhecer seus clientes pelo nome e, além de simpático, é bastante político, sempre procurando almoçar em restaurantes nas redondezas, onde sabe que vai encontrar sua clientela. Para melhorar o fluxo de caixa, decidiu criar o pacote "dúzia de dez": o cliente paga dez pacotes adiantado e tem direito a doze pacotes.

Por fim, ciente que vive no século XXI, criou um site: Pipoqueiro Valdir. Lá, você encontra, além de receitas de pipoca, depoimentos de clientes satisfeitos e seu contato para palestras de empreendendorismo e motivação.

Pelo jeito, Valdir tem motivos de sobra para alegria: “Ah, todo dia eu tô de bom humor. E o segredo pra isso é a gente olhar pra trás. Se a gente olhar pra trás, vai ver que tem gente muito pior que a gente. Eu tô com saúde, tô trabalhando, minha família não tá passando necessidade… então, é só alegria! Dessa forma a gente supera as dificuldades! Tô sempre com o sorriso no rosto porque eu sempre digo que o sorriso é a menor distância entre duas pessoas. E pra eu ser um pipoqueiro eu tenho que estar feliz!”.

A comparação da história de Valdir com o mundo corporativo é mais do que direta:

- Não importa o ramo que você esteja, se você é dono do seu próprio negócio ou empregado. Oportunidade para inovação sempre existe. O processo de inovação nunca é simples, pois provavelmente ou ninguém pensou ainda nisso ou ninguém acredita que funciona. Certamente Valir deve ter sido desacreditado no seu plano de melhor pipoqueiro do mundo.
- A qualidade do produto que você oferece não é nem de longe a única coisa para se preocupar, pois várias pessoas podem oferecer produtos similares, Agora, oferecer um kit-higiene, que deixe o cliente feliz e despreocupado em usufruir do seu produto, é um diferencial que poucos podem ter. Em ambientes de escritório, seu produto é sua mão-de-obra e sua capacidade intelectual. O kit-higiene do seu Valdir é o seu diferencial, que faz com que as pessoas queiram trabalhar com você sempre, que lhe busquem em qualquer lugar. É geralmente um somatório de fatores como bom-humor, lidar bem com ambiguidade, necessitar de pouca ou nenhuma supervisão e atitude de resolução e não de questionamento entre outros.

Nenhuma pessoa deveria sair de casa sem saber o que é seu kit-higiene, pois se misturará com milhares de carrocinhas paradas na esquina. Lembre-se: o ambiente de escritórios é fosco, um pequeno brilho pode, e realmente chama, muito a atenção.

Dr. Zambol
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