segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Em 2010, faça algo diferente!


Estamos de volta! O ano novo já está aí com todo o gás. Mas o Big Brother Brasil ainda não começou, o que significa que ainda dá tempo para trabalhar nas resoluções para 2010. Você que não está na praia curtindo o verão larga em vantagem (o ano para aquele pessoal começa apenas depois do Carnaval, não é?), e com a ajuda de algumas sugestões desse post tem tudo para fazer de 2010 um início memorável para a década que se abre.

Então vamos a algumas sugestões de resoluções para o ano novo. Mas nada parecido com as tradicionais "fazer academia", "parar de beber Coca-Cola" ou "trocar de carro".

1 - Faça algum trabalho voluntário - Dar e receber somente acontecem aos pares, então faça a sua parte e ofereça ajuda a alguém sem nenhum interesse. Mas não faça só figuração, como aqueles seus colegas que alistam-se nas iniciativas voluntárias da empresa apenas para aparecer na foto. Faça algo real, uma ação voluntária que seja no ano. Pode ser algo simples como ajudar a pintar uma escola ou mesmo algo mais grandioso como alistar-se à Cruz Vermelha e ajudar as pessoas assoladas por desastres. Nada melhor para aprender a ajudar as pessoas sem esperar nada em troca, para simplesmente escutar sem preocupar-se em dar uma resposta inteligente. Para mudar o valor que você dá à prestação de um serviço.

2 - Visite uma outra cidade / outro país - Muito tem se falado sobre criatividade e inovação, mas na prática, o que você pode fazer para tornar-se mais criativo? Pois saiba que existe uma coisa muito simples ao seu alcance: levantar da cadeira e sair para conhecer o mundo. Proponha-se a visitar uma cidade nova nesse ano novo, de preferência em um novo país. Você vai voltar com um punhado de novas idéias sobre como as coisas poderiam ser. Coisas bobas como perceber que na Europa os supermercados cobram por sacolas plásticas de compras, ou que nos Estados Unidos não existem frentistas em postos de gasolina podem lhe ajudar a ver o mundo de outra forma.

3 - Dê uma palestra - Você é capaz de falar para uma platéia média durante uma hora sobre algum assunto interessante, sem que as pessoas durmam ou joguem tomates e ovos? É uma boa maneira de avaliar o seu valor no mercado de trabalho. Proponha-se a palestrar sobre algum assunto em 2010, seja na sua empresa, seja no curso de inglês ou naquele programa voluntário que você acabou de se inscrever. Leve a sério, desenvolva a sua capacidade de comunicação, assista a vídeos de discursos famosos no YouTube e inspire-se. Você conseguiria fazer igual? Conseguiria mover uma multidão e fazê-los seguir o que você afirma?

4 - Aprenda algo novo - Em 2010, qual novo hobbie você vai adotar? Qual instrumento musical você vai aprender a tocar? Qual esporte novo vai praticar? Qual tecnologia nova vai utilizar? Mas estou falando de levar esse algo 'novo' a sério, e aprofundar-se, especializar-se, a ponto de ser capaz de ensinar os outros. Não vale fazer um check nesse item se você vai se inscrever naquela pós-graduação picareta de MBA em Twitter. Tem que ser algo que você aprenda por conta, que exija de você real dedicação. Dessa forma você vai aprender a aprender, vai entender como funcionam os seus interesses, seu ritmo, sua disciplina.

5 - Suba uma montanha - Não estou incentivando ninguém a escalar o Everest, mas faça algo esse ano um pouco além dos seus limites físicos e mentais - ou pelo menos do que você acha que são seus limites. Subir uma montanha é um bom exercício, tanto físico, quanto de motivação e concentração. Escolha uma trilha que exija 100% da sua atenção, ou então faça um trajeto mais fácil sozinho. Aproxime-se da natureza, entenda o quão insignificante você é dentro daquele contexto. E claro, comemore o feito com uma boa cerveja e fotos no Orkut / Facebook.

Um bom 2010, cheio de realizações!

Reggie, the Engineer (João Reginatto).
--