terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ciclos


Nunca fico confortável em usar esse espaço para algo pessoal. Mas essa semana é diferente, não há como fugir. Estou encerrando um ciclo da minha carreira, e um ciclo importante. Sexta-feira é meu último dia como funcionário da Dell. E para um blog que fala sobre carreira, empreendedorismo e gestão, não há como deixar essa ocasião passar em branco.

O ano era 2004 e eu recém havia retornado de uma tentativa frustrada de mudança para a Europa. Meu pai tinha sido diagnosticado com uma doença terminal e não me parecia fazer sentido ficar vivendo uma aventura no velho continente enquanto eu podia ser mais útil junto à família. Nada mal para um obstáculo em um planejamento de carreira, não? Após um par de meses trabalhando com grandes amigos em Porto Alegre, a Dell me ofereceu um emprego e aquela me pareceu uma oportunidade para colocar o plano nos trilhos novamente. Graças ao meu grande amigo João Piaguaçú, eu estaria embarcando em uma jornada que acabaria por definir o profissional e a pessoa que sou hoje.

Não consigo começar a estimar o quanto aprendi nesses últimos 5 anos e meio. Para o bem e para o mal - é assim em qualquer lugar. Tivemos os nossos desentendimentos, os nossos conflitos de visão, as nossas rusgas. Mas vou sempre cultivar um enorme respeito por essa organização. Em grande parte devido às pessoas que ali encontrei e me relacionei. Grandes amigos como o Rattay, o Igor, o Rudra e o Neuwald, que me acolheram de imediato. Profissionais de altíssimo gabarito, além de grandes pessoas, como a galera do "chão de fábrica" que encontrei no time do Juarez (ele inclusive): Ulisses, Demartini, Franco, Paulão, Zago, Márcio, Panato, e outros muitos que irão me perdoar a omissão. Os churrascos da diretoria, os papos com a dupla KaA e KaE. Todos os líderes que tive, os quais vou concentrar a homenagem no nome do Cristal. E o Quijano, pelo espírito totalmente fora da caixa, que acabou me permitindo essa experiência maluca aqui na Irlanda. Depois teve o pessoal daqui, mas vou omiti-los pois diferentemente do pessoal da Dell Brasil eu poderei tomar umas e outras com eles de vez em quando. Além disso eles não falam português então não ia adiantar de nada.

Há algum tempo atrás eu escrevi aqui na Tribo um post chamado "Meu Último Dia no Trabalho", onde eu narrava o dia de um profissional vivenciando esse dia especial. A crônica acabou sendo selecionada para o nosso livro, então se você quiser ler vai ter que comprá-lo. Mas acho que acertei na mosca quanto ao sentimento. Deixo aqui com vocês o último trecho daquele texto:

"Desço as escadas. Peito aberto, cabeça erguida. Saio pela porta da frente examinando cada detalhe, cada cor, cada cheiro que fez parte da minha vida nos últimos anos. Por incrível que pareça, acho que sentirei falta. Sinto o coração apertar. Paciência. Vou para casa descansar. Semana que vem começa tudo de novo."

Desejo todo o sucesso a essa organização, e principalmente aos meus amigos e colegas que ali permanecem. Os ciclos se encerram, mas outros se iniciam. Semana que vem, os sonhos já voam alto novamente, com perspectivas ainda mais inspiradoras.

Reggie, the Engineer.
--

Dedicado à memória de meu pai, Sergio Reginatto.