segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Uma Rápida Nota sobre o Episódio Sarah Lacy


Imediatamente antes de eu sair de férias, a Sarah Lacy, repórter do TechCrunch, havia anunciado que não mais viria ao Brasil entrevistar empreendedores na área de tecnologia. O motivo? O consulado brasileiro não havia devolvido o seu passaporte a tempo para a viagem.

Me preparei psicologicamente durante a minha semana de férias para escrever sobre isso na volta. Mas tenho que confessar que na segunda-feira passada, quando vi a repercussão sobre o artigo dela e o rumo que o debate havia tomado, fiquei com receio de comentar o assunto. O @israellaks que me perdôe, mas não deu.

Passadas duas semanas e baixada a poeira, vou compartilhar a minha opinião como já fiz na Tribuna da Tribo da semana passada: no frigir dos ovos, concordo com a Sarah Lacy. Deveríamos estar envergonhados e nossos empreendedores deveriam estar furiosos.

A despeito do erro que qualquer um comete quando escreve um post de cabeça quente e usa de maneira infeliz uma imagem encontrada no Google Images, o que aconteceu com a Sarah não pode acontecer pois prejudica apenas o Brasil. Não é do interesse dos empreendedores de tecnologia brasileiros que uma repórter do maior blog de tecnologia da Internet, com acesso aos principais nomes da indústria no mundo, tenha sua viagem ao Brasil adiada por causa de um serviço de má qualidade prestado pelos nossos consulados. O resto (xenofobia, reciprocidade, ranso e baixa auto-estima da elite brasileira) é bobagem e combustível para opiniões bizarras em blogs que ninguém acessa.

Reggie, the Engineer (João Reginatto).
--