quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cinco Perguntas sobre Coaching

Terminei semana passada o livro Aprendi com meu Chefe, de Ricardo Gualuppo. O livro cobre inúmeras histórias de carreira com foco no relacionamento entre chefe e subordinado, onde são apresentadas lições que profissionais de sucesso aprenderam com os seus superiores. Dentre os chefes estão nomes como Abílio Diniz(Pão de Açúcar), Comandante Rolim(TAM) e Telê Santana. Durante a leitura me dei conta que apesar de falarmos com freqüência sobre coaching aqui na Tribo o assunto nunca foi abordado de maneira direta. Portanto aí vai a minha lista de perguntas e respostas sobre o assunto: 

- Coaching e Mentoring: Essas duas palavras normalmente se confundem, de fato, existe bastante intersecção entre as ambas. Em teoria, coaching está relacionado a sua função atual, exemplo: Você foi recém promovido e busca um coach para se desenvolver na nova função. O mentoring é algo que está mais relacionado à carreira, longo prazo, e transcende a sua posição atual. Mas é claro, nada impede que o seu coach também lhe provenha mentoring, e vice-versa. 

- Eu preciso de um Coach? Sim. Uma das frases freqüentemente citadas sobre esse assunto é a seguinte: Até Tiger Woods, o melhor golfista do mundo, tem um coach. Essa é uma atividade que devemos fazer constantemente e que influi diretamente na melhoria dos nossos resultados, sejam eles pessoais ou profissionais. 

- Coaching é apenas para profissionais em início de carreira? Claro que não (veja a pergunta anterior). Porém, quando mais sênior o profissional, maior sua tendência de dispensar o coaching. É a velha postura do "Já sei tudo que preciso saber". A ironia é que justamente nesses momentos que o profissional precisa de mais suporte para superar seus desafios. Em complemento à capacidade técnica, são as habilidades humanas que diferenciam um profissional ao longo da carreira. Habilidades relacionadas comunicação, feedback, desenvolvimento de pessoas, motivação, entre outras. Nesse ponto um coach faz toda a diferença. 

- Como eu encontro um Coach? Não existe fórmula mágica para isso. Normalmente, o seu chefe deve fazer coaching, afinal essa é uma das atribuições de um chefe(pelo menos dos bons). Mas mesmo que ele faça isso de maneira eficaz, existem vantagens em complementar o seu desenvolvimento com o suporte de outra pessoa. O ideal é buscar profissionais que são uma referência para você, alguém que executa ou executou a sua função com maestria. Se não encontrar ninguém minha sugestão é (não ria agora) perguntar para o pessoal do RH, ou mesmo buscar fora da empresa. 

- Como conduzir as sessões? Nesse caso eu falo de experiência própria. Costumo fazer sessões de uma hora, uma vez ao mês. Parece pouco, mas se você for organizado aproveita melhor o tempo. Lembre-se, esse é um tempo seu, use-o com sabedoria. Em essência, a outra pessoa está lhe prestando um favor ao demandar tempo para você. Anote as questões para discussão à medida que elas vão surgindo, no decorrer do seu trabalho, e chegue para a conversa com a lista na mão. 

[]s 
Jack DelaVega