quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Raio-X da Tribo: Steve Jobs

Hoje estamos estreiando a sessão Raio-X da Tribo. A idéia dessa sessão é analisar grandes personalidades (que podem incluir inclusive grandes contra-exemplos) e tirar lições práticas para o dia-a-dia em nosso escritório.

Para a estréia da sessão, ninguém melhor que Steve Jobs, que conseguiu uma seqüência de sucessos consecutivos que poucas pessoas no mundo já conseguiram, incluindo a criação da Apple, a criação e venda da NeXT, a criação da Pixar e a incrível retomada da Apple, que da quase falência vira novamente um ícone de mercado. Figura controversa, é do time "ame ou odeie", e realmente talvez haja mais pessoas na segunda categoria do que na primeira. Por isso mesmo, o Raio-X de hoje concentra-se prioritariamente em suas lições tiradas de suas qualidades.

Para entender um pouco o sucesso dele, vai um breve resumo: em 1976, juntamente com Steve Wozniak, Steve Jobs cria a Apple. Em 1980 lança ações no mercado. O sucesso meteórico os deixa muito ricos. Em 1985, por ser considerado improdutivo e incontrolável, é expulso de sua própria empresa. Vingativo, cria a NeXT, com o intuito de vender computadores avançados e tirar a Apple do mercado. Embora tenha fracassado no mercado de hardware (vendeu apenas 50 mil computadores), teve sucesso no desenvolvimento de software de nicho, tendo clientes bastante importantes, como a CIA. Mais tarde, a NeXT foi comprada pela própria Apple, pois possuía a solução perfeita para o novo sistema operacional da empresa. Foi a compra da NeXT que o fez retornar a Apple e, depois da demissão do CEO na época, tornar-se o novo CEO e tirar a empresa da situação praticamente falimentar que se encontrava, criando produtos de sucesso absoluto como o iPod, o iPhone e o iMac. Não podemos esquecer da Pixar, uma empresa de computação gráfica em dificuldades que ele comprou logo após a saída da Apple e desembolsou 60 milhões de dólares do próprio bolso para erguê-la e torná-la o ícone que é hoje. Em 2006, a Pixar foi adquirida pela Disney por 7,4 bilhões de dólares.

É, mesmo querendo ser o mais sucinto possível, há tantos fatos incríveis na vida dele que qualquer resumo menor que esse não passaria a capacidade de "geração de sucesso" desse cidadão. Mas vamos então às lições:

1) Simplifique. Quando Steve Jobs voltou à Apple, a linha de produtos da empresa era tão diversificada que havia um fluxograma impresso na parede indicando o processo que o usuário tinha que seguir para escolher o melhor computador para seu uso. Havia quatro grandes linhas de produto (Quadra, Power Macs, Performas e PowerBooks), cada linha possuindo diversos modelos com nomes mnemônicos como 5200CD, 5210CD, 5215CD, etc. Ele ficou furioso com aquilo: "se eu estou há uma semana tentando entender qual o melhor computador pra mim, imagine os nossos clientes. Isso é uma loucura!". Parou gradualmente todos os projetos para ficar com apenas 4 produtos: dois desktops e dois notebooks, com a idéia de identificar o usuário final com eles. A estratégia, embora arriscada, devido ao pesado marketing, foi um grande sucesso.

2) Delegue e Gerencie de Perto ao Mesmo Tempo. Na Pixar, como Jobs não entendia do assunto de cinema, tornou-se a pessoa motivadora e criadora da cultura corporativa, que aliás é considerada por muitos o grande fator de sucesso da Pixar. O segredo foi criar uma cultura de aprendizagem contínua, que inclui uma universidade para treinar todos seus funcionários. Sim, todos, inclusive o faxineiro. Jobs nunca se meteu em detalhes de produção - apenas escolheu as pessoas certas para isso e conduzia reuniões com eles. Já na Apple, entendendo do assunto, ia a fundo em detalhes. Foi o principal definidor das funcões e da interface do iPod, do iPhone e do sistema operacional do Mac. Embora tenha ultrapassado limites normais, chegando a ficar 6 meses discutindo a barra de rolagem do Mac OS X, suas perguntas e discussões elevaram o nível de exigência da equipe toda. Os que conseguiram trabalhar com ele, tornaram-se mais experts do que nunca para conseguir defender sua idéia perante Jobs. Em outras palavras, essa dica poderia ser dita assim: delegue o que você não entende tão bem (lembre-se, delegação é bem diferente de "selivração") e gerencie de perto às coisa que você é bom.

3) Tome a Decisão Certa com Calma. Essa é a lição que mais admiro nele. Uma das bases dos Sistema Toyota de Produção é priorizar metas de longo prazo, às vezes a custa de metas de curto prazo. A estratégia de Jobs é simplesmente genial. Se ele está em dúvida entre X e Y, ele não mede esforços para encontrar a melhor solução, calmemente. Cria um ambiente de discusssão para que cada um defenda seus pontos. Depois de um tempo, pede que passem a defender a outra solução, ou seja, os que achavam que era X têm que defender o Y e vice-versa. Ele se inclui no desafio. Defendendo a solução que você não concorda às vezes faz com que você se convença do contrário. Depois inverte novamente até que ele se sinta convencido da melhor solução.

4) Tenha Sexo, Poder e Território na Cabeça. Já falamos desse trinômio antes na Tribo no post homônimo. Uma das cenas que mais me divirto quando ouço é quando da sua volta à Apple. O CEO da época, Gilbert Amelio, completamente alinhado em sua vestimenta, diz educadamente ao conselho que está na hora de ir embora e sai da sala. É então que entra Jobs, de bermuda, parecendo um mendigo, com sua barba por fazer há dias. Senta-se à cadeira e fica dando giros nela, até que pergunta: "Me digam o que está errado com esse lugar?". Antes que qualquer um responda, ele grita: "Os produtos são uma bosta! Já não têm mais sexo neles!". Sexo nos produtos? Sensacional! O que ele queria dizer é que os produtos não eram mais sexys, não geravam mais frisson. Sabendo que tudo gira em torno dos três pilares acima, não só criou o iPod e o iPhone, ícones de modernidade e "cool", mas também criou a Pixar, com funcionários que negam propostas milhonárias de concorrentes pagando muito mais do que ganham na Pixar devido ao ambiente de aprendizagem contínua e cooperação que lá existe (um ambiente de fato extremamente sexy e cheirando a chance de poder...).

Certamente há muito mais lições que podemos tirar dos sucessos, pequenos fracassos e manias às vezes beirando a doença de Steve Jobs, mas tornaria o post um livro per se. Portanto, escolhi destacar as que aí estão pela proximidade e usabilidade no dia-a-dia do escritório. Espero que aproveitem.

Dr. Zambol
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Veja Mais:
- Ouça o Podcast da Tribo que fala sobre o livro
- Leia o livro A Cabeça de Steve Jobs
- Leia o livro The Second Coming of Steve Jobs