quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O Problema do Omelete

Michael Arrington subiu ao palco da Le Web Conference em meio a uma salva de palmas. Para quem não conhece, Arrington é um dos bloggers de Tecnologia mais influentes dos Estados Unidos e, provavelmente, do mundo. Seu Blog, o TechCrunch, que cobre primariamente startups e empresas de Web 2.0 conta com milhares de assinantes. Além disso, ele é um dos bloggers favoritos aqui da Tribo do Mouse, principalmente porque não tem papas na língua e possui uma visão acurada sobre empreendedorismo e tecnologia.

Talvez por conta dessa "honestidade explícita" a acolhida de Arrington na Le Web não tenha sido muito positiva. A conferência, que acontece desde 2005, é um evento que concentra na Europa grandes nomes de tecnologia. O público é composto em sua maioria por empreendedores, que estavam ávidos pelas palavras de Arrington. Porém, a medida que avançava na sua explanação os rostos na platéia exibiam um misto de desaprovação e indiferença. 

Por que a palestra de Michael Arrington desagradou tanto a platéia da Le Web Conference?

Basicamente, ele colocou o dedo na ferida da cultura Européia, especialmente a francesa. Falou que almoços de duas horas regados à taças de vinho não combinam em nada com a velocidade exigida pelas startups de tecnologia. Razão pela qual considera que todas as grandes empresas de Internet são baseadas nos Estados Unidos. E mesmo aquelas que conseguiram sucesso acabaram inevitavelmente compradas por empresas americanas, citando como exemplos Skype e MySQL. Segundo Arrington, a idéia de que alguém possa ter sucesso com uma startup e, ao mesmo tempo,  possa curtir os prazeres da vida, mantendo o equilíbrio entre trabalho e lazer, é totalmente equivocada. Sua mensagem foi contundente:
- Muitas pessoas escolhem o caminho do empreendedorismo sem perceber que é necessário dar tudo de si e mais um pouco para vencer nesse jogo. E se você não está nessa para ser um vencedor é melhor pegar um emprego em uma companhia qualquer e gozar de quatro semanas de férias por ano.

E foi adiante: 

- Duas horas de almoço é algo fantástico, mas quando você tem que responder aos seus funcionários e investidores esse tempo faz falta para coisas mais importantes.

Após a palestra, um dos organizadores do evento, o empreendedor e blogger Loic Le Meur, fez uma enquete em seu blog perguntando se Arrington deveria ser convidado novamente para a Conferência. A resposta foi clara, 66% deles disseram que não queriam mais Michael Arrington como palestrante. Entendo um pouco a reação da platéia da Le Web Conference, que gostaria de ouvir uma história de sucesso alinhada com suas crenças culturais. Mas as palavras de Arrington não poderiam estar mais corretas. Esse é o problema dos omeletes, sempre é preciso quebrar alguns ovos.

[]s
Jack DelaVega

Leia Mais: