sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Último E-Mail

"
Para: Carlos (Gerente); Mario (Diretor); Mathias (Presidente)
Cc: _Todos_Colegas_

Caro Carlos,

Novamente estou aqui, em mais um dia completamente perdido em minha vida. É simplesmente o oitavo fim-de-semana consecutivo que tenho que vir resolver algum problema no sistema que instalamos no Farmacom - a fábrica para a qual vendemos nosso sistema.

Eles estão em época de vendas recorde e estão com turnos noturnos e com funcionários também trabalhando nos sábados e domingos, para dar conta da demanda.

Como havia lhe avisado, havíamos feito um teste de performance em nosso sistema e ele aguentava até 10 mil pedidos/hora. Como nunca mexemos em nada, adivinha só!? Nada mudou! Ele continua suportando os mesmos 10 mil pedidos por hora e não os 20 mil que você vendeu para a Farmacom e pediu para que ninguém abrisse o bico.

Meu trabalho aqui é sempre o mesmo. Fico de 5 a 6 horas limpando registros e re-inicializando os sistemas enquanto todo mundo fica parado. Até que o pessoal parece gostar. São umas trezentas pessoas ganhando para ficarem paradas. Ouço muitas risadas. Acho que eles percebram que o salário no fim do mês vem igual. Quando chego, alguns já me chamam de "O Organizador do Recreio". São umas figuraças...

Chamei o gerente e contei a mentira que tu vendeu para eles hoje, Carlos. O coordenador de produção não ficou muito feliz não. Disse que vai contar pro Mário, nosso diretor. Copiei ele aqui nesse e-mail, para a notícia chegar mais rápido.

Tava muito irritado hoje, lá pelas duas da manhã. Estourei, saí do normal! Tiveram que até medir minha pressão - acharam que eu estava tendo um ataque cardíaco. Mas não te preocupa. Agora, perto já das 4 horas da manhã, estou mais calmo. Depois que falei para o pessoal o que tu fez com as licenças do Visual Studio na nossa empresa para dizer que tinha cortado os custos e ganhar o prêmio de gerente do ano, parece que o peso todo saiu de mim. Fiquei bem melhor depois. Lembra que tu falou para a contabilidade que eram apenas 10 licenças necessárias mas que na verdade temos 30 desenvolvedores e tu instalou sem o consentimento do presidente um monte de licenças pirata, mesmo sendo ele terminantemente contra? Que loucura, hein!? Ninguém descobriu nada ainda e tu foi quem mais economizou aquele ano. Estou copiando nosso presidente nesse e-mail também. O que será que ele vai achar disso?

Mas Carlos, estou te escrevendo esse e-mail também para te avisar que a esteira ainda tá parada. O banco de dados dessa vez corrompeu e não tem volta. Quem imaginaria que aquela rotina de backup que tu pediu para cortar do projeto para aumentar o lucro e ganhar o bônus ia fazer tanta diferença. Mas não dá nada. Sei que tu vai ter outra idéia brilhante para resolver esse problema também.

Bom, vou parando por aqui. Como já deve ter imaginado, não vou voltar a trabalhar por aí. Enchi o saco de te avisar dos problemas e não ter nenhuma ação de volta.

Era isso. Espero não te encontrar mais em lugar nenhum. Tu foi o pior chefe da minha - além de teimoso, não sabe nem o que tá falando.

Um abraço!

José
"

Dr. Zambol
--