segunda-feira, 28 de abril de 2008

Economize Já! Pergunte-me Como

Sou fascinado pela loucura e velocidade da empresas do Vale do Silício. Dia desses, encontrei o artigo 17 Dicas para economizar dinheiro na sua Startup, escrito por Jason Calacanis, CEO da Mahalo. Calacanis tem uma larga experiência com Startups, tendo participado, inclusive, do início da Netscape. O artigo é muito interessante e me fez pensar se as dicas se aplicam a realidade brasileira e se podem ser usadas em qualquer tipo de empresa. Decidi então recompilar a lista, levando em conta esse contexto mais genérico.

Algumas das idéias dizem respeito a redução de custos com TI e são semelhantes às descritas pelo Zambol no post Mundo quase de Graça e por mim no Férias, férias. São dicas óbvias, coisas que pequenas empresas e profissionais de Home Office já utilizam faz tempo. O que falta é uma adoção mais agressiva por parte de empresas de médio e grande porte. São elas:
# Use Open Office ou Google Docs: Mas como eu vou viver sem o meu Word e Excel? Falo por experiência própria, nesse ano e pouco de blog senti falta do Word somente quando começamos a edição do livro, fora isso, uso o Google Docs para todos os posts. Para necessidades esporádicas como essa, a solução de Calacanis é colocar alguns computadores com Office em áreas comuns do escritório.

# Use Gmail como e-mail Corporativo: Por $50 por ano por usuário você tem GMail para a sua empresa, duvido que uma solução proprietária saia mais barato que isso.

# Não compre um sistema telefônico/Use MSN e Skype: Ferramentas de mensagens instantâneas já fazem parte do dia-a-dia das empresas. Para os casos nos quais o telefone é fundamental, o Skype certamente dá conta do recado.

As dicas seguem cobrindo o Ambiente de Trabalho. Chama atenção que a algumas delas implicam em um custo inicial, focando, porém, no aumento da produtividade.
# Compre mesas baratas e Cadeiras caras:
Fico contente que alguém finalmente tenha mencionado isso. Temos a tendência de menosprezar a ergonomia em benefício da estética. O resultado são os custos com fisioterapia, RPG, Pilates, etc. Qualquer hora vou escrever um post intitulado "A Guerra das Cadeiras", detalhando o conflito ocorrido quando apenas um pequeno grupo de funcionários recebeu cadeiras novas no escritório.

# Tenha uma máquina de café expresso: Esse é o truque mais barato que uma empresa pode fazer para aumentar a produtividade de seus profissionais. Aposto que deve existir por aí um estudo correlacionando produtividade com a qualidade do café na empresa.

# Um segundo monitor para todo mundo: Essa é uma dica difícil de explicar, mas quem tem dois monitores defende com unhas e dentes a idéia. A possibilidade de visualizar diversas aplicações ao mesmo tempo, sem ter que trocar de janelas, proporciona um belo ganho de produtividade. Além disso, os custos dos LCDs caíram bastante nos últimos tempos, e já viabilizam essa idéia no país.

Os próximos itens dizem respeito as Relações de Trabalho:
# Incentive o trabalho em horários alternativos e Contrate gente que trabalha de casa:
Por mais que estejamos engessados por uma CLT criada em Mil Novecentos e Guaraná de Rolha, ainda temos flexibilidade para implementação de idéias assim no Brasil. Salvar o tempo das pessoas com deslocamento e flexibilizar os horários de trabalho são ferramentas eficazes no aumento da produtividade.

# Pague almoço para todo mundo pelo menos 4 vezes por semana: O ganho aqui está na otimização do tempo. Calacanis propõe que não se façam reuniões durante o expediente, usando o tempo do almoço para isso. Eu, por exemplo, detesto falar de trabalho durante o almoço, mas abriria mão de qualquer coisa em troca de um dia sem reuniões.

Finalmente, o ponto que gerou polêmica no artigo foi a dica: Demita quem não for Workaholic. Mais tarde o autor se explicou e até mudou o próprio texto para "Demita quem não ama o que faz". Entendo a polêmica ao redor da frase original, mas concordo com Calacanis no que diz respeito a pessoas que amam o que fazem. Paixão é o maior combustível que eu conheço para produtividade. Se eu pudesse sugerir uma alteração ao texto de Calacanis, diria que o melhor mesmo é: "Contrate apenas quem ama o que faz, para não ter que demitir depois".

Leia mais:
- Post de Jason Calacanis: How to save money running a Startup.
- Lista Traduzida das 17 dicas para economizar dinheiro em sua Startup.
- Post do Dr. Zambol: O Mundo Quase de Graça.
- Meu Post Férias, Férias?.

[]s

Jack DelaVega