sexta-feira, 25 de abril de 2008

Google e a Genialidade

Outro dia estava conversando com um amigo meu. Estávamos falando de emprego x empreendedorismo e coisas assim. E ele estava lá, defendendo o dito popular que afirma que as idéias geniais são sempre as mais simples, e dizendo que o sonho de vida dele é bolar uma idéia simples mas genial, e poder viver o resto da vida sem precisar trabalhar, apenas colhendo os frutos.

- "Algo como o que os caras do Google fizeram. Uma idéia simples mas genial: investir em mecanismo de busca como principal serviço da Internet do futuro. Hoje são bilionários" afirmava ele.

Eu não segui com aquela discussão, mas discordo totalmente da abordagem dele. A gente normalmente gosta de se enganar, mas ele tinha ido longe demais. Realmente, a genialidade tem geralmente um toque de simplicidade, mas não é isso mesmo que faz algo se tornar genial? A obviedade que estava escondida, a propriedade que uma idéia genial tem de se auto-explicar e justificar. Mas daí a pensar que uma idéia genial vai lhe atingir como um raio e que isso fará de você um milionário... Ou pior ainda, entender que uma idéia genial, por ser simples, irá tornar todas as outras coisas no caminho simples, como o dom de Midas... Eu não engulo.

Vamos ficar apenas no exemplo do Google. Realmente, uma idéia simples: já que a Web cresce em proporções cavalares, vamos investir em um bom serviço de busca, pois essa será a principal necessidade com o tempo. Genial não? Hoje parece óbvio, na época não era. Pronto, isso fez dos senhores Page e Brin (e mais uma trupe de empregados do Google) milionários. Certo? Errado. Basta conhecer um pouco dos bastidores dessa que é hoje a marca mais valiosa do mundo para entender que a idéia genial é uma parte pequena da história. Como sempre, os 99% de transpiração ficam um pouco marginalizados, as idéias têm sempre mais glamour do que o trabalho. Mas o que fez a diferença no Google foi sem dúvida a capacidade que a empresa teve de implementar e continuamente melhorar um serviço eficiente. Muita gente esquece que a empresa nasceu de dois jovens estudando PhD, ou seja, duas pessoas tão geniais quanto a própria idéia em si (pronto, já reduzimos enormemente a probabilidade do raio cair na cabeça do meu amigo). Esquecem também que o Google só passou a existir com viabilidade depois que os dois fundadores já tinham conseguido propor e comprovar na prática soluções para como rankear resultados da busca da melhor maneira possível (vá tentar fazer isso em casa) e para como armazenar e acessar de maneira rápida e barata a gigantesca quantidade de páginas da Web (idéia simples, dá para fazer em um final-de-semana...).

O meu ponto aqui é: genial, sem dúvida; simples, nem tanto. Uma idéia genial e simples não faz o caminho entre a idéia e o sucesso (ou dinheiro, como preferirem) também ser simples. Às vezes passamos uma vida esperando pela idéia genial que nunca vem, quando na verdade mesmo que ela viesse talvez não estivéssemos à altura dela para também sermos geniais na implementação. Eu não tenho o segredo do sucesso mas algumas "pessoas de sucesso" que admiro são geniais na execução de idéias, nem tanto na criação. Trabalho, esforço, suor, é meio difícil fugir dessas coisas e ainda assim virar milionário com alguma idéia genial.

Mas enfim, viva o Google, por nos fornecer respostas a tantas perguntas, mas mais do que isso: por nos fazer pensar em tantas perguntas mais.

Reggie, the Engineer.
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