quinta-feira, 20 de março de 2008

Sonhos: Nossa Motivação Diária

Pessoal:
O texto a seguir foi o mais votado no nosso site de Textos de leitores. Para quem não conhece o Você Faz a Tribo é um site que publica diretamente os textos enviados pelos leitores. As instruções para publicação podem ser encontradas aqui. Aproveitamos para agradecer ao Zord6, autor do texto a seguir, e a India Potira que também enviou uma história muito legal que pode ser conferida no Você. Mas vamos ao texto, boa leitura.


“Cada um tem seus próprios sonhos e deve ir atrás deles. Boa sorte!” ... Essa foi a última frase que Pedro escutou da gerente no seu último dia de trabalho como funcionário público da empresa Delta. Ele havia trabalhado em diversas áreas daquela empresa, conhecia a todos e era respeitado como um excelente técnico e uma pessoa de bom senso, afinal, foram 8 anos no mesmo lugar, convivendo praticamente com as mesmas pessoas todos os dias. Mas havia acabado! Pedro cansara de politicagem e pedira demissão para ir atrás de seus sonhos.
Pedro era um apaixonado. Sim, um apaixonado por trabalhar naquela empresa. Tinha estabilidade. Foi seu primeiro emprego de verdade, ele entrou jovem, um lugar onde aprendeu muito e ganhou experiência para se desenvolver em várias áreas. Uma empresa que, na sua visão simplista, tinha tudo (ou quase tudo...logo explico) para ser referência nacional em TI na área pública. Trabalhava com pessoas que, mesmo “ganhando bem”, suavam a camiseta e viravam noites para manter a aquela massaroca funcionando. No entanto, a empresa Delta era uma grande repartição pública com ‘donos’ temporários. A cada nova eleição todo o quadro de gestores (diretores, gerentes e chefes) era renovado, ou seja, de 4 em 4 anos a empresa perdia totalmente a sua direção estratégica e voltava a navegar sem rumo por mais 1 ano. Isso amargurava Pedro, pois a falta de direção da empresa afetava diretamente sua carreira.
Ao longo dos últimos 4 anos, a empresa Delta teve graves abalos devido aos reflexos das finanças do seu governo: cortes de aumento, cortes de promoções, sucateamento de infra-estrutura, licitações direcionadas, etc. Pedro se perguntava diariamente se todas as empresas de TI públicas seriam assim! Ele estava cansando! Queria trabalhar trabalhar e trabalhar! Sim, mas em algum lugar que pudesse construir uma carreira e obter todos os benefícios justos por isso.
É, Pedro estava muito cansado.


...continua em

[s] Zord6

Zord6: formado em Ciência da Computação pela PUCRS e com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Têm se dedicado a difundir as boas práticas do Gerenciamento de Projetos através de cursos para empresas. Trabalhou por muitos anos como gerente de projetos de IT do governo e, atualmente, trabalha para uma grande empresa no sul do Brasil.