segunda-feira, 17 de março de 2008

Primeiras Impressões

Pessoal:
Esse post dá início as comemorações do primeiro ano da Tribo do Mouse. Pois é, já faz um ano que a gente começou o blog. Aproveito para agradecer a todos os nossos leitores, aos que estão com a gente desde o começo e aqueles que chegaram faz pouco. A Tribo está muito contente com as coisas que aconteceram durante esse primeiro ano, mas tenho certeza que ainda tem muita coisa boa por vir. Também peço desculpas, de antemão, por uma eventual nostalgia ou sentimentalismo durante essa semana, mas bom, é nosso aniversário né, vocês entendem. E vamos ao Post, que hoje fala de primeiras impressões.

Dava para ver na cara do sujeito que ele estava nervoso.
Entrevista em uma grande empresa, queria fazer uma boa impressão, e sabia que tinha apenas uma chance para isso.
Usava gravata. Acho que foi uma das poucas vezes que o vi com gravata. Se bem me lembro foi aquele dia, e o dia do casamento de um colega anos depois.
Ele falava bastante, talvez para esconder o nervosismo, mas foi fácil perceber que não era um sujeito normal. Foi fácil de notar que era alguém acima da média.
Mas a pergunta que eu tinha que me fazer é: Ele é o cara certo para a posição?
A maioria dos gerentes tem medo de contratar pessoas melhores que eles. Não estou generalizando, é fato.
Um padrão típico em empresas é que pessoas do tipo A contratam normalmente pessoas do tipo B, para não se sentirem ameaçadas. Pessoas do tipo B por sua vez contratam pessoas do tipo C, e assim por diante. Nunca me considerei uma pessoa do tipo A, mas ele era nitidamente alguém assim.
Ele passou na entrevista brincando e eu tive coragem para contratá-lo.

O cara era tímido, tinha tatuagens e cavanhaque. A primeira coisa que se passou na minha cabeça foi: Quem diabos usa cavanhaque nos dias de hoje?
Mas será que todos os caras de TI não são assim? Eu, por exemplo, sou tímido pra caramba, só que finjo bem. Quanto as tatuagens, eu normalmente não teria reparado, não fosse o comentário do meu chefe alguns dias antes.
- Ele é um cara bem quieto, que tem umas tatuagens e usa uns anéis estranhos. Mas tenho certeza que tu vai gostar dele.
Ele estava certo, pelo menos em relação a segunda parte.
Nesse caso em particular não era uma contratação, porque o cara estava sendo transferido de uma outra área. Ou seja, eu não tinha a opção de recusá-lo.
Ao contrário do sujeito descrito acima, esse aqui não mostrava no primeiro momento a que veio. Parecia ser um sujeito inteligente, parecia entender do que falava, mas mais do que tudo, parecia não demonstrar o quanto sabia. Não demorou muito para eu descobrir que ele era sim, muito mais do que aparentava.

Três anos depois nascia a Tribo do Mouse. O resto é história.
[]s
Jack DelaVega