quarta-feira, 19 de março de 2008

E Um Ano Depois...

Tudo começou com um simples e-mail do Jack, convidando eu e o Reggie para iniciar um blog com assuntos diversos, entre eles gerenciamento, feedback e motivação, entre outros.

Depois de uns 10 e-mails, ainda estávamos em dúvida do processo a ser seguido: cada um iria postar na hora que desse na telha ou iríamos seguir uma ordem? Eu era a favor da ordem, o Jack era mais a favor da anarquia. Com o tempo, as dúvidas foram se resolvendo naturalmente.

Um ano depois e estamos aqui, com mais de 50 posts de cada autor somente no Blog principal, e um conglomerado de Blogs:

  • Página Principal: você encontra os posts da Tribo do Mouse, que fala sobre o dia-a-dia do escritório, levantando questões para o seu desenvolvimento pessoal e atualização.

  • Opinião da Tribo: atualizações essenciais sobre produtos, lançamentos, sites, ferramentas de desenvolvimento pessoal, etc.

  • Bastidores da Tribo: nossas dificuldades e peripércias que enfrentamos até ganharmos nosso primeiro milhão de dólares com nosso blog (sim, continue lendo que um dia chegaremos lá).

  • Tribo Recomenda: revisões de livros que consideramos essenciais para quem quer se desenvolver profissionalmente.

  • Você Faz a Tribo: textos enviados pelos próprios leitores. A cada semana, o melhor texto da semana é publicado na nossa página principal (o primeiro sairá amanhã).


O que torna a Tribo do Mouse tão empolgante para nós é que continuamos com dúvidas: como atrair mais público, como tornar nosso material mais interessante, como divulgar nosso trabalho, etc. E quanto mais dúvidas temos, mais desafios pessoais criamos para resolvê-los. E a solução que criamos nos traz muitas vezes mais problemas a serem tratados, o que nos retro-alimenta com mais dúvidas. É esse ciclo que nos motiva a procurar melhorias diariamente.

Gostaria de terminar essa homenagem ao primeiro ano da Tribo, que tenho orgulho de dizer que compartilhei com pessoas tão inteligentes como o Jack e o Reggie, e com um público bastante atualizado e elitizado, a ver pelos comentários e textos de Você Faz a Tribo, com um apelo para que você tente encontrar sua motivação diária, como encontramos, em parte, com a Tribo.

Se a motivação não está em seu emprego atual, procure analisar diferentes opções que o mercado lhe propõe. Pode ser a hora de trocar de emprego. No mínimo, você precisa constantemente pensar no que vai fazer quando sair da sua atual empresa. Você está pronto para outro cargo? Jack aborda o assunto muito diretamente no post Você S.A. Quem sabe não é a hora de você solidificar os conhecimentos que possui e se aventurar em algum empreendimento, como bem destacou Reggie em seu post Empreendendo na Nova Economia?

Enquanto você não encontrar o seu sentido pessoal de sucesso, vai continuar sem um plano de carreira. E aprendi ainda no início da nossa jornada aqui na Tribo, com meu grande amigo Reggie, que não importa quanto tempo ficamos nos empregos/funções. Devemos, sim, encarar os empregos ou posições pelas quais passamos ao longo de nossa carreira como projetos, com início, meio e fim e um objetivo bem claro. Enquanto não tivermos consciência disso, ficaremos correndo atrás do próprio rabo.

Dr. Zambol
--