segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mundos e Fundos - Final

A instalação do sistema, ao longo do fim de semana, foi relativamente tranquila; e na Segunda-feira todo o time estava a postos para suportar o Cliente durante as primeiras semanas de uso. Durante a manhã receberam algumas chamadas, uma coisinha aqui e ali que não estava adequada ou funcionando, mas nada significativo. Daniel estava eufórico, as primeiras horas tinham sido realmente promissoras. Carlos, por sua vez, já esperava um bom resultado, o que o preocupava na verdade era a "maldita funcionalidade de última hora", mas até o momento ninguém havia falado nisso. Foi logo depois do almoço que o telefone tocou com más notícias.
- Opa, Carlos?
- Sim.
- Carlos, estamos testando o "Reconciliamento Fiscal", mas parece que não está funcionando.
Ainda bem, se funcionasse é que eu ficaria assustado, pensou. Mas agora não tinha mais volta, ainda estavam a pelo menos duas semanas de terminar esse trabalho. Iniciou a "Operação Enrola Cliente" que eles haviam combinado.
- Hmm, deixa eu ver com o pessoal aqui e já te retorno.

No outro dia pela manhã, ligou de volta para o cliente.
- Oi, aqui é o Carlos, sobre o problema com o módulo de Reconciliamento. Tu pode me dizer que versão de Linux vocês estão utilizando no servidor de arquivos?
- Linux no servidor de arquivos? Deixa ver com o nosso pessoal de TI, porque sou do financeiro.
- Pois é, a gente precisa saber isso, se é um SuSe, um Red Hat, Solaris, ou qualquer outro sabor. Além disso eu preciso a versão e o número de compilação do kernel.
- Hmm, tá, sabor... Suse, kernel. - Repetiu perdido o cliente perdido - Vou pedir pro pessoal te ligar com essas informações.
Logo depois o sujeito da TI retorna a ligação com as informações para Carlos.
- Ah, então é por isso que não está funcionando, vamos precisar recompilar para SuSe. Amanhã instalamos pra vocês.

No dia depois da prometida instalação, liga novamente o cliente. Dessa vez com a voz alterada e com o cara de TI junto na linha.
- Ainda não está funcionando. Vocês realmente resolveram o problema?
- Estranho, deveria estar funcionando. Me diz uma coisa, qual é o padrão de rede de vocês?
- Padrão de Rede?
- É, vocês usam 802.11a, 802.11b, 802.11g ou 802.11n?
- Não temos wireless aqui, é uma rede cabeada. O que isso tem a ver com o problema?
- Ah, cabeada é? Tu pode me dizer que cor é o cabo? Azul, verde, vermelho...

E foi assim por duas semanas. Não precisa dizer que o cliente enlouqueceu com os resultados. Na Sexta-feira da outra semana, véspera de instalarem a solução verdadeira, o cliente chamou uma reunião convocando Ícaro, Daniel e Carlos. Já no aperto de mão foi possível perceber que ele não estava contente.
- O trabalho de vocês deixou muito a desejar. Estamos a duas semanas tentando fazer o "Reconciliamento Fiscal" funcionar, e tudo que recebemos são desculpas esfarrapadas da sua equipe. Dá até impressão que esse módulo foi entregue sem funcionar.
Ícaro tomou a dianteira.
- Estamos trabalhando para fazer o módulo funcionar, mas pelo que eu ouvi houveram alguns problemas de configuração. De qualquer jeito, na segunda entregamos a solução funcionando para vocês.
Daniel e Carlos estavam ambos de cabeça baixa. O Cliente não esboçou reação positiva.
- Isso é o mínimo que esperamos. Em todo caso, toda experiência foi muito decepcionante para a nossa empresa. Posso adiantar que esse foi o primeiro e último projeto que fazemos com vocês.
- Mas vocês tem que entender... - Tentou Daniel.
- Não temos que entender nada, estamos sendo literalmente "enrolados" por vocês nas duas últimas semanas. Fico me perguntando porque vocês concordaram com a alteração do escopo para adicionar o "Reconciliamento Fiscal", se não teriam condições de entregar. Vocês deveriam ter solicitado uma renegociação do prazo.
Carlos lançou um olhar fulminante para Daniel, mas aí já era tarde demais.

Três meses depois estava tudo acabado. Carlos estava em um novo emprego, por sorte o mercado tinha alta demanda por técnicos como ele. Do emprego passado ficou a lição de seguir os seus princípios e brigar pelo que acredita. Se deixar levar pelo oportunismo, nunca mais. Daniel, mudou para outro estado, segundo ele o mercado não estava bom para gerentes de projeto por aqui. Já Ícaro ainda amargava a perda do contrato. Vida de empresário nessa área não é fácil, da próxima vez iria acompanhar os resultados mais de perto.

Parte 1 disponível em Mundos e Fundos
Parte 2 disponível em Mundos e Fundos - Parte Dois

[]s
Jack DelaVega