sexta-feira, 13 de julho de 2007

Onde está seu próximo grande emprego?

Não sei se já falei sobre isso, mas adoro planejar coisas. Planos, arquiteturas, projetos, brincar disso é um dos meus hobbies favoritos. Tudo pode ser planejado pra mim: uma viagem, a carreira, um filho, uma festa. Chato, não? Mas nada anormal para um engenheiro tentando fingir não ser Nerd.

Um belo dia, o Tom chegou pra mim e reclamou novamente as suas frustrações em relação ao emprego atual. Começamos a conversar sobre planejamento de carreira e tal, e perguntei a ele: onde está o seu próximo grande emprego? Tom acreditava que era hora de uma mudança significativa, um grande "salto de carreira". Mas não sabia responder a pergunta.

Eu, como fanático por planos, e também por planejamento de carreira, comecei a lhe dar umas dicas. Não que eu seja um expert no assunto, ou que a minha carreira seja uma trajetória perfeita. Mas gosto do assunto e já passei por situações que me fizeram aprender bastante. Disse a Tom uma coisa que percebi já a algum tempo: se você está procurando uma mudança significativa, um salto de carreira mesmo, não deve procurar isso onde está acostumado. A pessoa que vai ajudar você nesse salto muito provavelmente não está na sua vida agora.

Tom não concordou muito a princípio. Disse que estava pensando em falar com seu gerente e caso isso não desse resultado, iria contactar amigos para conseguir posições em outras empresas. Necessariamente essa estratégia não está errada. Pelo contrário, não há nada mais saudável do que falar constantemente com seu superior sobre suas frustrações e planos, enfim, deixar sempre as coisas claras. Os amigos normalmente são elementos importantes para agregar novos contatos à sua rede de relacionamentos. E essas coisas com certeza ajudam a carreira de qualquer um.

Mas Tom estava procurando um grande salto. E nesse caso, deveríamos pensar mais "fora da caixa". O que acontece é que normalmente pessoas que estão fora do nosso círculo de relacionamento não possuem preconceitos a nosso respeito. Eu disse a Tom que a imagem que estas pessoas fariam dele seria provavelmente melhor do que o seu gerente atual ou outros conhecidos. Pessoas que não lhe conhecem tenderão a valorizar mais as suas qualidades e não se apegarão a pequenos deslizes que você possa ter cometido no passado. Nessa altura, Tom concordou. Lembrou que seu gerente atual havia demorado muito mais do que ele achava justo para lhe dar um aumento. E vivia insistindo que ele deveria desenvolver sua capacidade de comunicação, apenas porque 3 anos antes ele havia feito uma apresentação para clientes muito ruim.

Não se trata de tentar esconder algo. Trata-se apenas de buscar um ângulo de análise que lhe favoreça mais. E nesse sentido, se você está buscando um grande salto de carreira, o caminho é abordar pessoas que não estão no seu círculo atualmente.

E você, já sabe onde está seu próximo grande emprego?

Reggie, the Engineer.
--