quarta-feira, 11 de julho de 2007

Meu Filho, Olha o que Tu Ta Fazendo...

Uma instalação deveria começar às 17 horas e acabar tranquilamente às 2 horas da manhã do dia seguinte. Tinha tudo para dar certo...

Tinha tudo, mas não deu. Terminou às 6:30 horas da manhã com 3 erros a serem resolvidos em um Service Pack, agendado para a semana seguinte. Por quê? Várias causas, mas a principal foi um erro na execução de um script de banco de dados, onde nem o DBA nem o desenvolvedor responsável dignaram-se a olhar o log de execução. Puxa, será que a área de TI ainda é tão principiante?

Tenho uma teoria simples, que em TI vejo funcionar 100% das vezes. Quanto mais simples o erro, mais difícil de encontrá-lo. No caso, o que ocorreu foi que dois sinônimos de banco de dados, na hora da criação, retornaram erro. Para completar, o erro foi mascarado por um erro de permissão do WebLogic. Pronto. O time técnico tinha na mão os ingredientes corretos para ficar olhando feito barata tonta para tudo que é lado, exceto o banco de dados. Para completar, o especialista em WebLogic que chamamos para nos ajudar, tinha certeza absoluta que sim, era um problema dele.

O que não consigo conceber é que ainda cometemos erros como esse, onde simplesmente ignoramos o resultado do que estamos fazendo. É como se trabalhássemos vendados. Se cada log de execução tivesse sido verificado, teríamos gasto 10 minutos a mais e economizado 4 horas e meia. Faça os cálculos você mesmo.

A causa de tudo foi a maldita confiança infundada. Aquela em que temos certeza que tudo dará certo e nem levamos em conta a possibilidade do erro. Se você está sozinho, e o erro influencia apenas você mesmo, você tem esse direito. Agora, se você está inserido em um time, não há espaço algum para atitudes como essa.

Infelizmente, a solução para um problema tão simples não é tão fácil – nem tão rápida. Exige mudança de mentalidade. Exige que, principalmente em momentos críticos, como no Go-Live de um sistema, tudo seja verificado 2 vezes, por mais chato e inútil que possa parecer na hora. A pessoa deve estar ciente que não está fazendo isso para ele – está fazendo para o time. Se mesmo assim achar inútil, é sinal que não sabe jogar em time e, portanto, não serve para a empresa.

Enquanto essa consciência de qualidade, disciplina e senso de time não estiver presente na área de TI, continuaremos fazendo fiasco perante o business. E pior, fazendo a empresa perder milhares ou até milhões de dólares devido ao downtime. Que vergonha...

Dr. Zambol
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