quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Murdoch: Você Está Louco?

Murdoch, CEO da News Corporation (o segundo maior império da mídia mundial) e o 132o homem mais rico do mundo quer fechar a internet para o Google - bem, ao menos parte dela.

Se você não vem acompanhando o assunto, deixe-me fazer um rápido resumo. News Corporation, tem força. Muita força. Fazem parte do conglomerado o canal Fox, as operadores de TV por assinatura SKY e DirectTV, o jornal New York Post, o site de relacionamento My Space e o Dow Jones (editor do Wall Street Journal), entre outros. Murdoch é seu CEO e ultimamente vem acusando o Google e outros sites de busca de "roubar" informações e publicá-las de graça. Seu argumento é o seguinte: milhões de dólares são gastos diariamente para se conseguir gerar bom conteúdo. Sem pagar um tostão, o Google (usado como o grande inimigo por motivos óbvios) vai lá e distribui esse conteúdo de graça, ganhando bilhões de dólares em publicidade em cima do que não fez. Isso só faz com que o Google fique cada vez mais rico e a operação de geração de bom conteúdo se torne cada vez mais inviável. Murdoch quer dar um fim nesse caminho para o precipício antes que seja tarde demais.

A ideia então do velho lobo, que pode ser tudo exceto burro, é fechar o conteúdo, tornando-o pago. Mas para não perder os leitores on-line, ciente que a grande maioria dos jovens classe A e B atualmente se atualiza em sites de relacionamento e afins, faria um acordo de exclusividade de compartilhamento de conteúdo com o Bing, o site de busca da Microsoft, que pagaria por isso mas também conseguiria dinheiro por ter notícias com bom conteúdo e ambos ganhariam com isso.

Quando li essa loucura tive a reação que talvez você esteja tendo agora: "Isso é ridículo. Não se consegue parar a Internet. Se ele acha isso injusto, então que invente um meio de ser lucrativo nesse novo mundo, utilizando os cliques que vêm do Google e de outros sites para ganhar dinheiro e remunerar seus excelentes repórteres e jornalistas".

Mas decidi realizar um estudo mais aprofundado sobre a ideia dele em alguns sites (tudo on-line, é claro) e finalmente achei uma entrevista dele muito interessante no YouTube (novamente, on-line e de graça).

Alguns argumentos que usa são fracos, mas alguns pontos de Murdoch são inegavelmente verdadeiros e lógicos. A base da teoria dele é que seja qual for a quantia de cliques que ele consiga reverter em dinheiro não será suficiente para gerar um conteúdo de qualidade, principalmente em escala global. Crescer então seria impossível. E é com base nessa presunção que ele quer fazer isso.

Ora, por um lado, tenho um forte sentimento de que ele está nadando contra a maré e deveria se atualizar. Por outro lado, tenho a sensação que o que ele quer no fim das contas é um quinhão maior do que o Google paga pelo conteúdo que sua própria empresa gera. Para a gente aqui da Tribo que já usou o Google tanto como ferramenta de trazer pessoas para o site (pagando publicidade) como para ganhar dinheiro com o clique em publicidade em nosso site, fica claro que a balança é completamente desproporcional. Cada clique que leva alguém ao nosso site tem que ser pago por muitos outros cliques para outros sites.

Embora ainda não concordando com o magnata da mídia, fiquei em dúvida. Será que tendo o pensamento "para frente" não estaria simplesmente ignorando um novo modelo de negócios que remunera melhor o conteúdo on-line e que ainda poderia dar início ao fim do monopólio que hoje o Google possui relativo à informação? Todo o monopólio, por melhor que seja gerenciado, é horrível para o mercado livre e o capitalismo. A ausência de concorrentes a altura mais cedo ou mais tarde dá à empresa o direito de ter ganhos abusivos e quem perde é sempre o mercado sem si.

O que sei é que o simples fato da ideia de Murdoch ter causado uma grande comoção em torno do assunto é um sinal que a crucificação dele não é algo tão direto e simples.

Há muitas empresas que possuem em seu framework de avaliação um item específico para ideias não-populares, bonificando aquela pessoa que não tem medo de criar e expressar ações não-populares, ou seja, ações que à primeira-vista são consideradas idiotas pelo simples fato de não serem o padrão, o normal. E a razão dessas empresas possuírem isso é simples: se ninguém pensar fora da caixa, a empresa não sai do status-quo e estará fadada a morrer. Ter a coragem de expressar a ideia não-popular realmente deve ser recompensada. Mas mais recompensado ainda deve ser a pessoa que ouve com cuidado a ideia não-popular e não a descarta antes de uma análise criteriosa. Ricardo Semler tem um programa "Você está Louco" só para incentivar pensamentos fora da caixa. Trata-se de uma reunião que só aceita ideias tão fora do comum que causem uma reação do tipo "Cara, tu tá louco!?". Segundo ele, realmente a maioria das ideias são apenas loucuras sem sentido. Mas algumas poucas já foram pensamentos excelentes que se transformaram em lucrativas açoes fora-da-caixa.

Quando alguém da sua empresa sugerir uma ideia louca, lembre-se disso. Pode ser uma completa asneira. Mas também pode ser um Murdoch, que, no mínimo, deve lhe fazer pensar, analisar e lhe dar o benefício da dúvida.

Vida longa ao Murdoch.

Dr. Zambol