terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Que Venham os Anos 10


Com o final de 2009 se aproximando, é chegada a hora de olhar para trás, refletir e planejar o próximo ciclo. Aqui na Tribo foi um ano bastante produtivo, com o ponto alto tendo sido o lançamento do nosso primeiro livro (aliás, ainda há tempo para presentear alguém nesse Natal.com o livro da Tribo). Mas também foi um ano em que consolidamos a nossa comunidade on-line, principalmente no Twitter e no Facebook, e onde resolvemos escrever com mais frequência sobre empreendedorismo, com feedback bastante positivo.

Nos aproximamos também do final da primeira década do século 21. Década que não vai deixar saudade em muita gente, tenho certeza. Um período em que vivenciamos guerras estúpidas e um aumento preocupante de intolerância entre os povos. Um período em que a tecnologia avançou de maneira ainda mais impressionante do que havíamos visto anteriormente. Mas uma década em que nem toda a tecnologia disponível foi capaz de nos livrar de uma crise econômica de proporções gigantescas, de pandemias exageradas pela mídia, de fome nos quatro cantos do planeta, e de uma sensação desagradável sobre o meio-ambiente que estamos deixando para os nossos filhos. Uma década de vários e grandes problemas.

Portanto, como o período é de reflexão, cabe pensarmos de maneira mais ampla do que normalmente focamos aqui na Tribo. Carreira, Empreendedorismo, Gestão, mas a que custo? Com que consequências? Uma boa hora para refletirmos sobre o papel que queremos desempenhar nessa história toda.

Que venham os anos 10. Porque os que passaram já vão tarde.

Um ótimo Natal e um 2010 de muitas realizações a todos.

Reggie, the Engineer (João Reginatto).
--