quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Citações Valiosas de Fim de Ano

Orgulho e Vaidade:
Se papai-noel passasse na minha empresa e me dissesse que eu poderia pedir para mudar duas coisas no universo corporativo, iria pedir para acabar com o orgulho e a vaidade. Não há mais lugar para eles no ambiente de escritórios há muito tempo. Aliás, não há lugar para eles em lugar algum nessa vida. O ser-humano, por ser o único ser pensante no mundo, também é o único ser capaz de ter esses dois sentimentos - você nunca encontrará uma macaco orgulhoso por ter vencido o outro em uma corrida. O ser-humano pode até ter, pasmem, apenas vaidade sem ter orgulho, o que não faz sentido nenhum, como bem nos lembra Fernando Pessoa:
O orgulho é a consciência (certa ou errada) do nosso próprio mérito; a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência de nosso próprio mérito para os outros. Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso; pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso; pode ser - pois tal é a natureza humana - vaidoso sem ser orgulhoso. É difícil à primeira vista compreender como podemos ter consciência da evidência de nosso mérito para os outros, sem a consciência de nosso próprio mérito. Se a natureza humana fosse racional não haveria explicação alguma. Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito. O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em ação.
Auto-Conhecimento / Auto-Engano:
Desejo que no ano de 2010 todos nós aumentemos nosso conhecimento sobre nós mesmos: sobre nossas qualidades, sobre nossos defeitos e sobre nossos próprios sentimentos. O primeiro passo para ser tornar uma pessoa melhor, dentro e fora da empresa, é reconhecer e se convencer de seus defeito e trabalhá-los, para que não atrapalhem ninguém; é conhecer suas qualidades, para passar adiante; e é principalmente conhecer os seus próprios sentimentos, que nos enganam e nos pregam peças diariamente.
A mentira mais freqüente é aquela que se conta para si mesmo; mentir para os outros é relativamente a exceção (Nietzsche)

Homens de natureza vivaz mentem só por um instante: logo em seguida eles mentem para si mesmo e ficam convencidos e se sentem honestos. (Nietzsche)

Alegria e Prazer no Trabalho:
Gostaria que todos no ano de 2010 dessem um passo em direção à satisfação plena, que não acontecerá nunca sem a satisfação no trabalho. Desejo que todos sejam felizes e não tenham seu trabalho diário como um fardo, pois o peso torna-se muito grande para se carregar. Tão grande que nos faz andar encurvado, olhando para o chão, sem a chance de olhar para frente, para o futuro.
Buscar trabalho pelo salário - nisso quase todos os homens dos países civilizados são iguais; para eles o trabalho é um meio, não um fim em si; e por isso são pouco refinados na escolha do trabalho, desde que proporcione uma boa renda. Mas existem seres raros, que preferem morrer a trabalhar sem ter prazer no trabalho: são aqueles seletivos, difíceis de satisfazer, aos quais não serve uma boa renda se o trabalho mesmo não for a maior de todas as rendas. A esta rara espécie de homens pertencem os artistas e os contemplativos de todo gênero, mas também os ambiciosos que passam a vida a caçar, em viagens, em atividades amorosas e aventuras. Todos estes querem o trabalho e a necessidade enquanto estejam associados ao prazer, e até o mais duro e difícil trabalho, se tiver de ser. De outro modo são de uma resoluta indolência, ainda que ela traga miséria, desonra, perigo para a saúde e a vida. Não é o tédio que eles tanto receiam, mas o trabalho sem prazer; necessitam mesmo de muito tédio para serem bem-sucedidos no seu trabalho (Nietzsche).

Considero feliz a pessoa que, quando o assunto em questão é o sucesso, olha para o seu trabalho em busca de resposta, e não para o mercado, para a opinião alheia ou para quem a financia (Emerson, 1860).

Tolerância:
Por fim, gostaria de pedir tolerância: no trânsito, com a esposa e, é claro, no trabalho - com seu chefe, com seus pares e com seus funcionários. O mundo é triste e amargo sem tolerância.
Digo em verdade que se todos os homens soubessem o que dizem uns dos outros, não haveria quatro amigos no mundo (Pascal, 1662).

O que é tolerância? Trata-se de uma prerrogativa da humanidade. Estamos todos imersos em erros e fraquezas: perdoemo-nos reciprocamente as nossas tolices, eis a primeira lei da natureza (Voltaire, 1764)

Um excelente 2010 para você, com muita saúde, paz, alegria, tolerância, prazer no trabalho, auto-conhecimento e, é claro, sem orgulho, vaidade ou auto-engano.

Sucesso para todos nós.

Dr. Zambol
--