domingo, 28 de setembro de 2008

Hipóteses...

Para descontrair, hoje publico um trecho extraído do livro "Never Wrestle with a Pig", de Mark H. McCormack (acredito que não disponível em português). Trata-se de um livro bem-humorado sobre dicas para construir o seu negócio e sua carreira.

Em um dos capítulos, Mark fala sobre a importância de se raciocinar por hipóteses, e como essa técnica "afia" a mente e pode nos colocar em ótimos pontos de vista para analisar uma idéia / ação. É o famoso jogo do "e se...". Por exemplo, ao analisar o investimento em uma nova idéia / produto, a pergunta "e se a concorrência investisse nessa idéia primeiro, como eu reagiria?" pode oferecer um outro prisma para a questão.

Usando essa ferramenta, Mark então bolou 7 perguntas "e se..." para fazermos uma análise bem interessante do ponto onde nos encontramos profissionalmente falando. Aqui vão elas:

1. E se você pudesse ocupar qualquer cargo na sua empresa, qual você escolheria?

Belo medidor de ambição, essa pergunta. Se você quer o emprego do CEO, isso diz bastante sobre onde você quer chegar. Agora se você está satisfeito com sua posição atual, talvez queria questionar porque exatamente vai trabalhar todos os dias.

2. E se você pudesse trabalhar para qualquer um na sua empresa, para quem trabalharia?

Se você responder qualquer um que não seja seu chefe atual, o que você está planejando fazer para mudar essa situação?

3. E se você pudesse eliminar a tarefa que mais toma tempo no seu trabalho, você sentiria falta?

Belo termômetro para medir sua satisfação com seu trabalho atual. Se você honestamente sentir falta da tarefa que lhe toma mais tempo, pelo menos significa que você está apropriadamente empregado.

4. E se você pudesse apagar sua maior falha no passado, alguém iria perceber?

Bom método para eliminar inseguranças pessoais. Se ninguém perceber que você corrigiu sua maior falha, provavelmente não se tratava de uma grande falha, correto?

5. E se você pudesse montar o seu "board" de diretores pessoal para guiá-lo e lhe dar conselhos, quem você incluiría?

Uma vez montada a lista, a pergunta passa a ser: quantas dessas pessoas você tem consultado regularmente? Isso lhe dará uma boa idéia sobre o quanto você tem aproveitado a sabedoria coletiva das pessoas que conhece.

6. E se você fosse uma empresa de capital aberto, como estaria o valor da sua ação?

Estaria em alta ou em baixa? Você estaria comprando, segurando ou vendendo?

7. E se lhe oferecessem o seu emprego hoje, voce aceitaria?

Esse é um excelente medidor para crise de carreira. Se a resposta for "não", é porque chegou a hora de você começar a considerar fortemente outras hipóteses.

Reggie, the Engineer.
--