sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A Vida de Pablo – Capítulo Final


Capítulo anterior disponível em: http://www.tribodomouse.com.br/2007/10/vida-de-pablo-captulo-3.html

Eram 8:50 da manhã. Faltavam 10 minutos para a reunião semanal com o time do projeto. León, como líder da equipe, conduzia a reunião, mas Victor, sendo o gerente da área, acompanhava as coisas de perto. A reunião começou e Pablo estava ansioso, queria mostrar o que havia feito nas últimas duas semanas, deixando claro que estava em um nível diferente dos demais e preparando o terreno para a conversa das 10:00 com Victor.

Pablo tinha tido muito pouco tempo para pensar na conversa com Victor. Mas sabia de coração o que dizer. Pretendia falar sobre a sua visão de como organizar e liderar um time. A situação atual não podia estar certa. Gente fazendo que trabalha, gente fazendo que cobra, gente fazendo que planeja. Funcionários sem tarefas mas sendo cobrados por chegar no horário. Funcionários com imenso potencial sendo sub-aproveitados. Incompetentes liderando e sendo promovidos. Decisões sendo tomadas sem envolver o time. Informações sendo ocultadas. Desmotivação geral. Queria apontar essas coisas erradas que via na empresa e se colocar à disposição para ajudar a melhorá-las.

- “Pablo!?”, a voz de León interrompeu bruscamente os pensamentos de Pablo, que já voavam altos.
- “Hã? Sim?”, respondeu Pablo gaguejando.
- “Falei com você! Pode nos falar sobre o status da sua tarefa que deveria ser entregue hoje?”, resmungou León.
- “Ah sim, claro. Terminei tudo já na quarta-feira, então fiquei revisando os requisitos com a Jocasta, fiz alguns testes a mais e mostrei para ela. Acho que estamos com as telas em um nível bem bacana, posso enviar para o time de testes e acho que não teremos problemas”, concluiu Pablo, confiante.

“Tenho só um comentário”, manifestou-se Xinsun, depois de um breve silêncio. Xinsun era outra figura clássica de uma organização. Um programador muito bom, mas que dava um dedo para apontar os defeitos dos outros, sempre na última hora. Chinesinho chato ele. “Ontem eu vi seu código no repositório, então resolvi revisar. Vi que você usou Ajax em todas as telas. Acho que isso foge do nosso padrão, não estávamos usando Ajax nesse tipo de tela. É só um comentário”, concluiu Xinsun, sempre sorrindo.

- “Não podemos fazer nada fora do padrão”, vociferou León. “Você vai ter que refazer tudo, e por isso vamos atrasar mais ainda o projeto. Pessoal, vamos ter mais cuidado, parece que vocês gostam de trabalhar no final-de-semana”.
- “Mas você que me disse para usar Ajax, León”, murmurou Pablo, bastante irritado pela situação mas meio trancado pela sua introspecção.
- “Eu lhe disse para seguir o padrão, esperava que você tivesse maturidade para procurar os outros colegas de equipe. Bom, paciência pessoal. Mais uma vez não atingiremos a entrega e vocês como time estão agora a 10 meses sem atingir as metas”, respondeu León.

Pronto, com essa frase de León, Pablo agora era o carrasco do time. “Que maldito líder de equipe esse!”, pensava Pablo. “Parece que fez de propósito para me testar! E agora, com que cara fico na frente do Victor? Com que moral vou falar com ele agora?”. Pablo estava muito abalado.

“Pessoal, antes de encerrarmos a reunião, quero fazer um comunicado”, falou Victor, quando todos já se levantavam. “Como vocês sabem, desde que o Rick saiu eu estou de gerente de vocês, mas isso era temporário. Quero comunicar oficialmente hoje que o León está assumindo a gerência da área, e o Xinsun é o nosso novo líder de projeto. Uma salva de palmas para eles!”.

Que alegria. Era tudo o que Pablo precisava ouvir agora.

Pablo ficou lá, sentado na cadeira, pensando sobre a sua vida, sobre os seus ideais, sobre o seu futuro, sobre a sua felicidade...

- “Sr. Pablo?”, a voz o interrompeu. “Deseja parar a entrevista por alguns instantes? Fiz-lhe uma pergunta mas o senhor ficou pensativo...”, questionou a voz feminina.
- “Ah, sim, vamos parar um pouco. De repente me vieram lembranças do passado, coisas que me aconteceram e me ajudaram a forjar os valores que hoje faço questão de implantar e manter vivos na empresa”, respondeu Pablo.
- “Bom, então certamente são coisas que contribuíram para que o senhor ganhasse esse prêmio de empresário do ano. Vamos fazer um break e depois falamos mais sobre isso”, completou a entrevistadora.

Pablo hoje é um empresário de sucesso, eleito empresário do ano. Dono de uma grande empresa na área de Tecnologia da Informação, ele ficou famoso nos últimos anos pelas mudanças que promoveu no ambiente de trabalho. Sua empresa esta a três anos no topo da lista das melhores para se trabalhar. Ele acredita fundamentalmente nas pessoas e em dar condições para que elas exercitem o melhor de si dentro da organização. Sem espaço para “bullshit”. Ele é casado com Gloria (lembram dela?) desde os tempos da Bogus e tem 2 filhos.

Para Pablo, não há nada como um dia após o outro.

Reggie, the Engineer.
--