quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ouvindo a Si Mesmo

Olho pro lado. Vejo se ninguém nota minha cara. Não sei. O faxineiro passou por aqui e me olhou com uma cara de pena. Mas não dá nada. Não é ele que não pode saber que estou completamente desmotivado. É minha equipe.

Sento-me quieto, com a cabeça baixa. Tenho algumas tarefas para despachar. Tento me manter o mais isolado possível. Num momento de turbulência como esse, o melhor a fazer é continuar focado no seu trabalho diário – coisa que estou tendo muita dificuldade nas últimas duas semanas.

Dizem que será a maior reestruturação da empresa em toda a sua história. Minha preocupação aumenta a cada dia. Meu futuro aqui dentro parece bastante incerto.

De repente, o que eu mais temia acontece.

- Zambol, tem um tempinho? Queria falar contigo.

- Mas é claro – digo energicamente, tentando não transparecer meu desânimo.

Quanto entramos na sala, Marcão fala:

- Estou inseguro. Tem algum perigo nessa reorganização de eu trocar de posição? Sair do país? Ser demitido?

- Eu queria, antes de qualquer coisa, te dizer que pouco sei do que está ocorrendo. Está tudo ainda no nível de vice-presidente – não chegou nada em mim ainda. Trocar de posição é uma possibilidade, não vou te dizer que não. Mas não esquece que somos as únicas pessoas com conhecimento no mundo para suportar essa aplicação. Sair do país e ser demitido, sinceramente, são opções que descarto. Não posso te dar uma certeza de 100%, pois estaria mentindo, mas te garanto que a lógica joga completamente contra essas opções.

Tomo um ar e continuo.

- Mas não te preocupa. És um cara de valor – não só pra companhia, mas para a tua equipe e para mim. Vem fazendo consistentemente um bom trabalho. Tenho certeza que continuará agregando valor para a empresa em qualquer situação, qualquer lugar que tu fores aqui dentro. E não te preocupa com coisas que estão fora do teu controle. Além de não fazer bem, não resolve nada – só atrapalha o teu dia-a-dia.

Não sei quanto ao Marcão. Mas no fim daquele papo, eu estava muito mais leve.

Será que o cara da faxina mandou o Marcão me perguntar aquilo?

Dr. Zambol.
--