quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Recrutamento de profissionais em TI recebe críticas

Hoje foi um dia de críticas contra processos de recrutamento na área de TI. Em um artigo publicado no Baguete, o estudante Eduardo Tomedi critica o uso de estagiários de TI como mão-de-obra barata.

“Atualmente o que vejo nas empresas de RH, é muitas (SIC) vagas em que o candidato precisa ter experiência de no mínimo um ano, ou que domine totalmente uma linguagem de programação…”

“…exigem que o estagiário seja um profissional completo, são as que têm a remuneração mais baixa de acordo com a função. Estas empresas usam o estágio como forma de ter mais um funcionário, mas este sem encargos tributários, se o mesmo tivesse carteira assinada…”

“…Existem várias empresas nessa situação, e muitos estudantes sem conseguir seu espaço no mercado devido a essa prática errada das empresas de ter mão de obra barata...”


Veja o artigo na íntegra aqui http://www.baguete.com.br/artigosDetalhes.php?id=359 .

No mesmo Baguete, o colunista Mauricio Renner fala de um leitor que lhe escreveu um e-mail reclamando de práticas de contratação de empresas do setor.

“…Meu leitor, que preferiu o anonimato, diz que apesar de jovem, já tem cinco anos de experiência como gestor de projetos, inglês fluente, visto de negócio para os Estados Unidos e experiência com documentações da Sarbannes-Oxley. Toda essa qualificação foi obtida no atendimento de uma multinacional americana, com direito a viagens a Nova Iorque e tudo…”

“…A queixa do meu hiper-qualificado missivista é que as empresas grandes nem recebem ele para uma entrevista, pois ele ainda não terminou a faculdade…”

Confira a coluna na íntegra aqui http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=2546 .

Acreditem, nós entendemos vocês... por isso estamos aqui.