sexta-feira, 8 de junho de 2007

Quem quer ser TI pra sempre coloque o dedo aqui...

Esses dias estava conversando com uma amiga. Estávamos falando sobre alguém que trabalhava com TI mas tinha um outro negócio próprio, algo tipo uma loja. Concordamos que seria uma idéia interessante essa de eventualmente sair da área de TI e empreender em alguma outra área. Não sei se já comentei com vocês, mas eu particularmente tenho planos de ser dono de pizzaria no futuro. Sou simplesmente fissurado pelo ramo de alimentação, e adoro pizzarias.

Mas o interessante daquela conversa foi que ambos chegamos à uma conclusão estranha: a maior parte das pessoas que trabalha com TI hoje não pensa em fazê-lo para o resto da vida. Estranho, não? E você?

Fiquei pensando... ora, um médico provavelmente escolhe a sua profissão e faz planos envolvendo as etapas mais avançadas naquela carreira. Se aquilo vai acontecer ou não é outra coisa, mas ele provavelmente se vê naquela situação. O mesmo para um advogado, arquiteto, engenheiro, professor, administrador... Eventualmente o empreendedorismo acaba aparecendo como etapa natural nessas carreiras, mas o foco tende a ser sempre a área fim escolhida no início da caminhada. Entretanto, não acontece assim com TI.

Quantos de nós empreendem na área de TI, proporcionalmente? Acho que a qualidade média de nossas empresas locais mostra que não são muitos. Quantos de nós querem seguir trabalhando com desenvolvimento de software (nos mais variados papéis) para o resto da vida profissional? Não a maioria, garanto. Por que isso? Acho que nossa área tem uma certa vergonha de sua identidade. Os filmes americanos de Nerds da década de 80 nos fizeram muito mal. Aquele cara feio, CDF, quieto, de óculos, se apaixonava pela menina mais linda da escola, mas só a levava ao baile quando colocava um gel no cabelo, tirava os óculos e conseguia dar um soco no playboyzinho. Ou seja, parece que o típico cara de TI tem que sair do seu perfil pra ter sucesso.

Há quem diga porém que os milionários da nossa área são uma fonte de inspiração para jovens que estão escolhendo a profissão. Não sei pra quais jovens. Eu com certeza não queria ser igual ao Bill Gates... Vocês já viram a mulher dele? Por que o Brad Pitt tem que namorar a Angelina Jolie enquanto o Steve Jobs usa calça de brim rasgada? Eu fora...

Bom já falei, meu destino no futuro é uma boa pizzaria. E o seu?

Reggie, the Engineer.
--